Todas concordam que basta chegar o final do ano para começar a preocupação com o ganho de peso? Não tem como resistir àquelas comidas ma-ra-vi-lho-sas né! Panettone, chester, rabanada, farofa… Mas algumas atitudes simples podem te ajudar a manter a linha, mesmo comendo de tudo.
Conversamos com a nutricionista Elisa Lerch, de Fortaleza, que nos mostrou o que fazer durante e depois das festas para o seu corpo não sofrer tanto com as comilanças desse período.
Durante as festas…
1- Não pule refeições
Não passe o dia pensando na hora da ceia e evitando alimentar-se bem durante o dia, isso nunca dá certo, pois leva a maior compulsão e dessa forma você pode extrapolar nas quantidades. Faça as 4 refeições que antecedem esse horário. Antes de sair de casa faça um lanche, como sopas, caldos, salada ou sanduíches leves. Evite chegar com muita fome na festa e não resistir às tentações.
2- Reforce o café-da-manhã
Comece o dia com um belo café-da-manhã. Consuma muita fibra, como por exemplo farelo de aveia e farinha de linhaça, proteínas (omeletes, queijos magros e iogurtes desnatados) e se quiser um belo suco verde fonte fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes.
3- Fique de olho nos petiscos
Na hora da festa evite os petiscos mais calóricos como queijos gordos (gorgonzola, provolone, cheddar), salames, azeitonas e salgadinhos em geral. Como petisco escolha um belo mix de oleaginosas, como castanha do Pará, castanha de caju, amêndoas, avelãs, nozes, amendoim, passas, damascos e tâmaras. São saudáveis e vão auxiliar na redução do apetite. Se tiver a parte mais light, escolha tomate cereja, cenoura baby e enroladinho de folhas.
4- Capriche na entrada
Faça um belo prato de salada antes do prato principal e mastigue bem, esse processo gera mais saciedade e ajuda a evitar os exageros.
5- Bebida também tem caloria
Evite as bebidas fermentadas como cerveja/chope e aquelas feitas com leite condensado. São aproximadamente 150kcal por copo. Não se esqueça de sempre beber água durante a festa.
6- Opte por sobremesa com fruta
As sobremesas a base de frutas são boas opções, pois são menos calóricas que as tradicionais sobremesas, ricas em açúcares e gorduras.
7- Mate seu desejo!
Coma um pouco de tudo o que sentir vontade, mas lembre-se o segundo pedaço tem o mesmo gosto que o primeiro. Porém, o segundo pedaço, além de calorias extras, vem seguido de culpa e frustração. Por isso nada de exagerar.
Depois das festas…
8- Detox pós-festa
Alguns alimentos podem ajudar a “limpar” o organismo pelo processo de desintoxicação e digestão. O fígado pode ficar sobrecarregado tanto pelo excesso de bebida quanto pelo de comida. O abacaxi é diurético, facilita a digestão, especialmente de carnes, e desobstrui o fígado. Uma boa pedida é o suco de abacaxi com hortelã. O arroz integral é rico em fibras e faz o intestino funcionar melhor, favorecendo a eliminação de toxinas e mantendo a pele saudável. A melancia tem propriedade refrescante e diurética. Uma ótima receita é preparar o suco de melancia com gengibre, outro poderoso desintoxicante. Ele estimula a digestão, alivia a constipação intestinal e ativa o metabolismo.
9- Hidrate-se!
Hidratação é importante antes, durante e depois das festas. Procure beber água, água de coco e sucos naturais de frutas para repor os sais minerais e nutrientes perdidos.
10 – Faça um planejamento alimentar
Se você consegue rejeitar ou comer pouco a oferta de comidas tradicionais do final de ano, provavelmente também conseguirá manter a dieta ao longo do ano, quando a “tentação” é menor. Procure fazer um planejamento alimentar antes de começar o período de festas, durante e depois.
Serviço
Elisa Lerch
Nutricionista
Clínica Vital Natura
AV. Dom Luis, 1200, sala 606, Torre 1
Contato: (85) 8733.1076 / (85)3067.4741