R2 produtora abril 2021

Oftalmologista alerta possíveis problemas com as lentes de contato

Mau uso de aparatos podem levar conjuntivite alérgica grave, úlceras de córnea e até cegueira

11 de dezembro de 2021
Mau uso das lentes de contato pode levar à complicações. (Foto: Divulgação).

Mau uso das lentes de contato pode levar à complicações. (Foto: Divulgação).

As lentes de contato se popularizaram de alguns anos para cá. Elas são ótimas para aqueles que não gostam de usar óculos. No entanto, o uso inadequado pode causar problemas desde irritações oculares até a perda do olho. Portanto, é preciso muito cuidado e atenção redobrada por parte dos usuários.

Para explicar melhor sobre o assunto, o médico oftalmologista, David Almeida, alerta para alguns sinais que podem indicar problemas com os aparatos oculares.


Lavar as lentes de contato ao final do dia e deixá-las na solução de limpeza específica é o principal cuidado. “É nesse trabalho de formiguinha, dia após dia, que evitamos problemas oculares maiores”, afirma o médico.

> Projeto de lei prevê obrigatoriedade de comprovante vacinal em repartições e prédios públicos

Cuidados com as lentes de contato


Caso sinta algum incômodo, David, alerta que é importante retirar as lentes e fazer a higienização correta. “E é muito relevante ressaltar que não é normal continuar sentindo incômodos afins, por isso, recomendamos que a pessoa procure um oftalmologista para verificar possíveis lesões nas córneas e agressões aos olhos”, explica o médico.
“Muitos pacientes ainda não respeitam o prazo de validade de suas lentes de contato. O que é muito preocupante!”, alerta o oftalmologista. A troca dos aparatos deve ser feita assim como a de um óculos convencional, pois passado o período determinado de validação, se inicia um processo lesivo com infecções que vão se desenvolvendo de forma lenta. “É essencial não deixar para fazer a troca somente quando se sente um algum incômodo”, diz David.

Alerta

Para as pessoas que utilizam maquiagens no dia a dia, o cuidado deve ser redobrado, pois produtos como rímel, lápis de olho e delineadores, podem ficar impregnados nas lentes de contato. “A preocupação é que essas substâncias, essas maquiagens, podem vir a favorecer processos inflamatórios corneanos, as ceratites, e devem ser sempre muito bem removidas para evitar problemas futuros decorrentes das mesmas”, afirma o oftalmologista.

> Fortaleza reduz intervalo da terceira dose contra Covid-19 para quatro meses
Outro alerta vai para os pais ou responsáveis de menores de 15 anos que usam lentes de contato. “Recebo muitos pais preocupados, porque seus filhos não utilizam esses aparatos do modo correto e acabam desenvolvendo algum problema, como irritações nos olhos, por isso, sempre oriento que eles mesmos estejam no pé dessas crianças e adolescentes que precisam ser orientados, evitando males futuros”, aponta o oftalmologista.Seja por necessidade ou estética, o cuidado deve ser diário. “Um último alerta é sempre contar com a ajuda de um médico ou médica oftalmologista. Esses profissionais vão poder orientar o paciente da melhor maneira possível”, explica o profissional 




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: