mídia de fevereiro da Prefeitura de Fortaleza.

Conheça o Horto de plantas medicinais do Ceará

30 espécies de plantas medicinais estão disponíveis no local

26 de janeiro de 2022
Ao todo, 30 espécies de plantas medicinais estão disponíveis no local. (Foto: reprodução site Sesa).

Ao todo, 30 espécies de plantas medicinais estão disponíveis no local. (Foto: reprodução site Sesa).

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) possui em seu horto, localizado na Avenida Washington Soares, 7605 (Messejana), 30 espécies de plantas medicinais. As orientações para preparação dos medicamentos caseiros, seu uso correto e agendamento para visitação à Farmácia Viva da Sesa podem ser feitas pelo telefone (85) 3101-4364.

“No horto, todas as plantas têm eficácia científica. No local, ensinamos a população a reconhecer as plantas medicinais e orientamos sobre cultivo e uso adequado”, explica a farmacêutica da Sesa, Andrea Ramalho.

Os profissionais do equipamento oferecem, ainda, recomendações sobre a qualidade das plantas e derivados que são utilizados pela população. “É fundamental se informar sobre o não uso de agrotóxicos para a realização da limpeza das plantas e também como armazená-las corretamente”, complementa Ramalho. Segundo ela, o horário de retirada da planta interfere no melhor efeito do chá.

As mudas de plantas medicinais podem ser doadas com orientação farmacêutica, conforme a necessidade do paciente e da disponibilidade no horto.

Além do horto da Sesa, o Ceará conta com o horto Professor Francisco José de Abreu Matos, localizado no campus do Pici da Universidade Federal do Ceará (UFC).

O Ceará tem em sua Relação de Plantas Medicinais insumos para prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças. São eles: açafrão, agrião-bravo, alecrim-pimenta, alfavaca-cravo, aroeira do sertão, babosa, cajazeira, capim-santo, chambá, colônia, confrei, cumaru, erva-cidreira, eucalipto-medicinal, funcho, gengibre, goiabeira-vermelha, guaco, hortelã-japonesa, holmes, hortelã-rasteira, malvarisco, malva-santa, maracujá, mastruço, melão-de-são-caetano, mentrasto, mororó, pau d’arco roxo, quebra-pedra e romãzeira.

Serviço

Horto Estadual da Sesa
Endereço: Avenida Washington Soares, 7605 – Messejana, Fortaleza
Contato: (85) 3101-4364




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:




LEIA MAIS:




COMENTE: