Indaiá 3

Bebida quente ajuda mesmo na digestão?

O consumo de café, chá ou chocolate quente depois do almoço têm suas individualidades no processo digestivo

12 de novembro de 2014

tomando caféVocê é daquelas que no self-service mal acaba de comer e já fica de olho na mesinha da saída do restaurante com três garrafas: uma de café, uma de chá e a outra de chocolate quente?

Mas será que tomar um copinho daquele de 50 mL pode mesmo ajudar na digestão?

A nutricionista Juliana Roma, de Fortaleza, explicou qual das bebidas é a mais indicada após as refeições. O chá quente é uma boa pedida, pois ajuda a dissolver as gorduras e diminui a formação de gases intestinais.

Os mais leves como o de boldo, hortelã e camomila ajudam no processo digestivo. “Tomar chá verde antes da refeições é bom, porque ele é termogênico”, afirma.

shutterstock_183434663O chocolate quente também pode ser consumido logo após as refeições, sendo esse o melhor horário para ingerí-lo. Ele evita a elevação dos picos de glicose ao longo do dia. Esses picos são prejudiciais, porque quando sobem e descem bruscamente a pessoa ficar com mais vontade de comer.

A nutricionista alerta para o excesso de açúcar na preparação das bebidas e também para a concentração de cacau no chocolate. “O mais indicado é o chocolate com maior quantidade de cacau (pelo menos 50%), como os amargos e meio amargos”, explica.

Com relação ao café, as pesquisas ainda se dividem. Enquanto alguns nutricionistas proíbem alegando que a cafeína prejudica a absorção de nutrientes, outros indicam o consumo de café por ele ajudar no emagrecimento.

cafe-manchasPara a nutricionista Maryna Castro, de Fortaleza, não é aconselhável tomar café, chá verde ou mate logo após as grandes refeições. “A cafeína, apesar de ser termogênica, prejudica a absorção de alguns nutrientes, entre eles o ferro”, explica. Portanto, essas bebidas devem ser tomadas sozinhas ou acompanhadas de pequenas refeições.

Segundo a especialista, bebidas quentes proporcionam melhor digestão e saciedade, mas são péssimas para quem tem gastrite ou refluxo.

Ao contrário da bebida quente, os líquidos gelados durante as refeições, solidificam os componentes oleosos dos alimentos, retardando a digestão. A quantidade de bebida também deve ser regrada. “O foco é uma alimentação reforçada no almoço, deixando o consumo maior dessas bebidas para um lacnhe ou uma merenda.”




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: