São Luiz RioMar

Alimentos que melhoram o humor

7 alimentos que podem te ajudar a encarar o estresse do dia a dia

9 de abril de 2014

dieta-bom-humor-saúde-alimentos-saudáveisVocê sabia que é possível usar a alimentação para se sentir mais, digamos, de bem com a vida? Pois isso é a mais pura verdade. Alguns alimentos que consumimos no dia a dia possuem propriedades que atuam na sensação de bem-estar. A Dra. Lucianna Auxi, médica com prática ortomolecular em Fortaleza, elaborou uma lista com os alimentos que tem esse poder. Queremos já incluir na nossa dieta e sair por aí ainda mais felizes, não é mesmo? Você também quer saber quais são? Confira abaixo!

1-Ovo: contêm substâncias que garantem o bom humor, como a tiamina e niacina (vitaminas do complexo B), além de fazerem bem para a memória.

2-Oleaginosas: elas são fontes de gordura saudável, proteína e sal mineral. Possuem ação antioxidante propriedades que atuam no combate ao estresse. Também são ricas em triptofano, que auxilia o bom humor.

3-Suco de uva: essa fruta tem boa dose de vitaminas do complexo B, que ajudam no funcionamento do sistema nervoso. A vitamina C e os flavonóides da uva são antioxidantes, que retardam o envelhecimento da pele e ajudam a combater o colesterol. Além disso, é energética.

4-Abacaxi: a vitamina C encontrada em frutas cítricas é poderosa para quebrar o estresse.

5-Banana: cheia de vitamina B6, triptofano e magnésio, a banana fornece energia e, graças aos carboidratos, ao potássio, ao magnésio e à biotina, o alimento ajuda a diminuir a ansiedade e aumentar o bom humor, pois estimula o organismo a fabricar serotonina.

6-Cacau: por possuir carboidrato e triptofano em sua composição, que estimulam a produção de serotonina no organismo. “Prefira os tipos meio amargo ou com 70% de teor de cacau, já que esse tipo tem também poder antioxidante”, afirma a nutricionista Camila Mendes de Abreu.

7-Brócolis: ele é rico em ácido fólico, que é importante para a liberação da serotonina e, além disso, garante o bom humor, renova as células e previne defeitos no sistema nervoso dos fetos, portanto também é essencial para as gestantes.

Segundo Dra. Lucianna, “esses alimentos liberam endorfina, substância que está relacionada com o prazer e a recompensa”. Sendo assim, não há motivos para deixá-los de fora do cardápio, certo?

Foto-Dra.-Lucianna-300x300

Dra. Lucianna Auxi Costa

Médica com prática ortomolecular

Serviço:
Clínica Posturale
Torre Comercial Del Paseo, Av. Santos Dumont, 3131, sala 1121
Contato: (85) 3265.0456.5562

 




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: