Indaiá 3

Práticas alternativas como Ayurveda, Ioga e musicoterapia serão oferecidas no SUS

Aqui em Fortaleza a Dra. Maryna Landim é adepta da prática da ayurveda

30 de março de 2017

Ioga é uma das práticas que promovem o equilíbrio de corpo e mente. Na foto, professora Aline Maitê da Ayo Zen Yoga e Spa.

Ayurveda, ioga e musicoterapia serão oferecidas no SUS. Na última terça-feira, 28, a Portaria  nº 849 do Ministério da Saúde, publicou no Diário Oficial da União a inclusão de 14 novas práticas alternativas na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). Os procedimentos seria oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

As terapias conhecidas como biodança, dança circular, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, quiropraxia, reflexoterapia e terapia comunitária integrativa foram reconhecidas como alternativas válidas para tratamentos e prevenção de doenças pelo Ministério da Saúde.

A terapia comunitária integrativa acontece em formato de roda para integrar mais os pacientes e tem como objetivo trabalhar as relações entre as pessoas.

Além dessas práticas, a meditação, ioga, reiki, shantala, que são conhecidas na medicina oriental também estão entre as alternativas adotadas na pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares.

Com caminhada, ioga e pilates atriz Fernanda Machado perde 17kg após gravidez

Massagem: técnicas e benefícios que vão além do relaxamento

Cada município vai ser responsável por oferecer os serviços. Porém, Ministério informou que os serviços serão oferecidos gradativamente. Cada cidade vai optar em oferecer a terapia de acordo com a demanda da procura das terapias.

De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente, mais de 5 mil estabelecimentos passaram a oferecer essas terapias alternativas.

Entre as práticas alternativas com mais destaque nos procedimentos oferecidos pelo SUS estão:

Ayurveda 

O Ayurveda é uma filosofia médica oriental que foi de desenvolvida na índia há milhares de anos. A prática Ayuvética tem o objetivo de preservar e promover a saúde das pessoas e curar as doenças de forma mais holística. Os medicamentos são naturais e sua prescrição depende de pessoa para pessoa. Os métodos naturais mai usados nas terapias Ayuvéticas são massagens com óleos vegetais, medicamentos de origem animal, mineral e vegetal. Além da inclusão das plantas medicinais, dieta com alimentos mais naturais e exercícios de Yoga e meditação.

Ioga
A Ioga é uma prática milenar que une aspectos físicos, emocionais e espirituais, que além de trazer bem-estar para o corpo, traz equilíbrio emocional.

Em Fortaleza, a médica especializada em medicina preventiva, Maryna Landim, que é adepta das práticas da medicina ayurveda fez um curso recentemente em São Paulo para aprofundar seus conhecimentos das práticas da medicina oriental. Segunda a médica, a prática da medicina ayurveda defende que a longevidade acontece por meio de uma união do equilíbrio físico, emocional e espiritual.

https://www.instagram.com/p/BSCBWb-gg4E/?taken-by=dramarynalandim




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: