São Luiz RioMar

5 motivos para comer chocolate todos os dias

A matéria que muitas mulheres estavam esperando

29 de abril de 2014

chocolateA gente sabe que a notícia é boa, mas não vale se empolgar demais. Não é preciso comer um caixa de bombom inteira para contar com os benefícios do chocolate. Cerca de 30g da versão composta por, no mínimo, 70% de cacau são suficientes para adoçar a vida e obter doses diárias de flavonoides, antioxidantes e polifenóis que fazem bem à saúde.

 Não se convenceu? A gente mostra agora 5 razões para acreditar que comer um pouquinho – mas pouquiiinho! – de chocolate por dia além de não sabotar a sua dieta, faz muito bem, obrigada!

1-Evita o estresse: de acordo com estudos, o chocolate pode reduzir os níveis de cortisol após duas semanas de consumo diário. Conhecido como hormônio do estresse, o cortisol pode alterar a produção hormonal, aumentar processos inflamatórios e a pressão sanguínea.

2-Protege a pele dos efeitos nocivos da exposição solar: você acredita que o consumo de chocolate pode deixar a pele oleosa e com acne? Segundo um estudo da Universidade de Laval, no Canadá, o alimento não prejudica a pele e ainda pode protegê-la dos efeitos nocivos causados pela exposição solar. De acordo com os pesquisadores, o chocolate é rico em flavonoides, que reduzem os efeitos negativos da radiação UV. Só não vale pensar que, por isso, o bloqueador solar está dispensado, né!

3-Reduz processos inflamatórios: segundo pesquisadores da Universidade Católica, em Campobasso, na Itália, o consumo regular de chocolate reduz inflamações no organismo, que podem levar a problemas de saúde. No estudo, os voluntários que consumiram uma porção de chocolate amargo a cada três dias apresentaram redução de 27% na concentração de proteína reativa no sangue quando comparados aqueles que não consumiram o doce durante a pesquisa. A proteína reativa é considerada um marcador para inflamações, ou seja, quanto menos concentração no organismo, menores as chances de desenvolver um processo inflamatório.

4-Previne doenças cardíacas: estudos da Universidade de Glasgow, na Escócia, analisaram os efeitos do consumo de chocolate em cerca de cinco mil voluntários. Aqueles que comeram o doce mais de cinco vezes por semana reduziram os riscos de desenvolver doenças cardíacas em até 42% quando comparados aos participantes que consumiram quantidades menores.

5-Alimento para o cérebro: gorduras do bem são verdadeiros combustíveis para o bom funcionamento do cérebro. Pesquisas afirmam que o chocolate pode melhorar a memória e as funções motoras. O estudo acompanhou um grupo de voluntários que consumiam chocolate quente duas vezes ao dia, durante um mês. O outro grupo não teve tanta sorte e passou longe do chocolate durante 30 dias. Após este período, os participantes dos grupos foram submetidos a testes cognitivos que sugerem uma melhoria de 30% nas funções daqueles que consumiram o chocolate quente, quando comparados aqueles que não consumiram a bebida. De acordo com os pesquisadores, o fluxo sanguíneo para o cérebro também melhorou cerca de 8% nestes mesmos voluntários.

Mas não adianta comer todos os ovos que ganhou de Páscoa de uma vez. Lembre-se sempre que moderação é a palavra de ordem.




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: