São Luiz RioMar

Desvendando o café

Tem gente que não abre mão de uma xícara de café para começar bem o dia. Descubra seus benefícios e recomendações.

7 de julho de 2014

Cafe-8

Sim, café faz bem! Não é novidade que vários estudos já comprovaram que a cafeína é um potente estimulante para o sistema nervoso central. Entre os seus benefícios, podemos destacar:

Reduz a fadiga; adia o sono; estimula o músculo cardíaco; melhora o estado de alerta; da energia; aumenta a capacidade de concentração; melhora o desempenho em tarefas simples; estimula a eliminação urinária.

Além de tudo isso, ele ainda é um aliado de quem quer perder peso por causa de suas propriedades termogênicas, que aumentam o gasto energético e a queima de gordura. Elisa Lerch, nutricionista em Fortaleza, explica que o café pode ajudar também a melhorar a performance e aumentar a resistência no treino: “o consumo de 2 xícaras de café antes do exercício indica uma melhoria no desempenho atlético, aumentando a capacidade muscular”, afirma Elisa. Por isso, muitos consomem bebidas energéticas (que contêm cafeína) antes das atividades físicas.

O que pode fazer mal é o excesso. Algumas pesquisas apontam que 5 xícaras de café por dia causam um estado de ansiedade. Outras acusam a cafeína de aumentar o colesterol e aumentar a pressão arterial, o que desencadearia ao longo de anos de consumo, doenças cardiovasculares.

O que vai determinar os efeitos colaterais é a sensibilidade que a pessoa tem à cafeína. “Doses com concentrações baixas, moderadas e altas de cafeína podem acarretar efeitos negativos de acordo com a tolerância individual. Os efeitos negativos mais comuns são taquicardia, palpitações, insônias, ansiedade, tremores, dores de cabeça, náuseas e azia”, esclarece Elisa.

Por isso, a quantidade de café que deve ser consumida varia de pessoa para pessoa, dependendo da resposta que ela tem à cafeína. “Em adultos, cerca de 250mg por dia – que correspondem a cerca de 2 a 5 xícaras (150ml) de café -, é uma dose segura. Essa quantidade pode ser elevada para 350mg por dia se forem observados efeitos mínimos”, explica a nutricionista.

Dra. Elisa.002

Dra. Elisa Lerch

Serviço:
Clínica Vital Natura
AV. Dom Luis, 1200, sala 606, Torre 1
Contato: (85) 8733.1076 / (85)3067.4741




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: