Você é tatuada e não sabe se pode doar sangue? Fique tranquila. Você pode sim ajudar a salvar outras vidas, mas só precisa esperar um tempo. Se você se tatuou recentemente (ou mesmo retocou) deve esperar um ano para fazer a doação. Essa é uma medida de segurança.
De acordo com a coordenadora do setor de atendimento ao doador do Hemoce, Juliane Girão, na hora da tatuagem há o contato da agulha com a pele, havendo risco de contaminação, como a trasmissão do vírus da hepatite B e C. E essas doenças podem não ser identificadas durante os testes no sangue coletado. “São doenças que possuem a janela imunológica maior, ou seja, o vírus demora mais a se manifestar”, afirma.
Por isso a recomendação do Ministério da Saúde é de para que se espere 12 meses. “Se a pessoa contraiu alguma doença infecciosa, esse é o tempo de ela se manifestar”, afirma. Na hora da doação é feita uma entrevista rígida com o doador. Daí a necessidade de ser sincero nas informações fornecidas, para que não se coloque em risco a vida do receptor.
Existem estabelecimentos que não utilizam a tinta aprovada pela Anvisa e não usam material descartável. Sem contar que tinta usada na tatuagem é sempre reutilizada em várias pessoas. Por isso você, tatuada, fique atenta e sempre que puder doe sangue!
Serviço
Hemoce
Av. José Bastos, 3390, Rodolfo Teófilo
Horário de funcionamento: 7:30h às 18h
Contato: (085) 3101.2296