Para manter um atendimento mais humanizado, o Hospital Universitário Walter Cantídio treinou o Time de Boletim Médico para dar suporte e informações sobre os pacientes internados na unidade através de ligações diárias.
Foi o caso do eletricista Gilson Oliveira e da artesã Iara Salgado, que estiveram internados no hospital. Como as visitas de familiares a pacientes hospitalizados estão suspensas por conta da pandemia, o Time de Boletim Médico foi especialmente pensado para otimizar a comunicação entre a equipe médica e os parentes de usuários como Gilson e Iara, internados nas unidades de enfermaria covid do HUWC.
Conforme explica o chefe da Divisão Médica do HUWC, Samir Magalhães, o trabalho dos profissionais no dia a dia do cuidado com esses pacientes requer uma dedicação intensa, sendo que, em determinadas situações, havia dificuldades em realizar uma comunicação efetiva, que é tão importante para usuários e familiares.
Com o Time de Boletim Médico, isso mudou completamente. “O grupo é composto por uma equipe interdisciplinar que preza pelo atendimento humanizado e acolhedor com pacientes e familiares. A equipe é composta diretamente por seis assistentes sociais com dedicação exclusiva e por 35 médicos, recrutados dos ambulatórios que tiveram atividades reduzidas devido à pandemia”, explica, Samir, como o time é composto.
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Os médicos são responsáveis pelo contato direto com os familiares e por prestar as informações contidas nos registros em prontuário dos pacientes. Já as assistentes sociais identificam os usuários admitidos no Hospital, realizam a busca dos contatos familiares e fazem as entrevistas sociais, identificando o parente de referência para receber o boletim médico. “Posteriormente, são disponibilizados os contatos dos familiares à equipe médica para realização das ligações. Essa atividade é realizada diariamente, das 13h às 19h, por meio da comunicação entre familiar, Serviço Social, boletim médico e equipe assistencial”, acrescenta Elisalda Gomes, assistente social integrante do Time de Boletim Médico.
Ligações diárias e tranquilizadoras:
As vantagens depois da implantação do Time de Boletim Médico não param por aí. Ainda de acordo com o chefe da Divisão Médica do HUWC, o grupo otimizou bastante o trabalho dos médicos ligados à assistência, permitindo que esses profissionais se concentrassem mais diretamente no cuidado aos pacientes. “O Time de Boletim Médico também aproximou médicos do HUWC que não se conheciam, contribuindo para a integração entre os profissionais”, acrescenta Samir. Além de contribuir para a viabilização do direito à informação, o Serviço Social, por sua vez, conseguiu focar mais nos direitos sociais do paciente e nos processos de desospitalização. “O boletim médico contribuiu, ainda, para amenizar o sofrimento dos familiares pelo distanciamento social, diminuindo a busca de informações clínicas ao Serviço Social”, finaliza a assistente social Elisalda.
Já em casa, a artesã Iara está retomando, aos poucos, as atividades manuais. Entre elas, a pintura. Atualmente, “pinto máscara para proteger as pessoas contra este vírus malvado (covid-19)”, conta. Iara, que contraiu a doença enquanto tratava um câncer de mama, diz que toda vez que o médico ligava para um dos três filhos era um sopro de esperança para a família inteira, especialmente para o marido, sempre muito ansioso com relação à situação da esposa. “Passavam detalhes do meu quadro com paciência e didatismo. Sempre muito atenciosos. Estive muito mal e tive a sorte de ser hospitalizada no HUWC, que cuidou de mim com muito carinho, amor e competência”, descreve, bastante emocionada.