Câmara Municipal de Fortaleza – Campanha: Sua voz é a nossa Fortaleza – 28/07 até 15/08/2022

Hospital em Fortaleza convoca pacientes com AVC para estudo sobre controle da pressão arterial

Confira como participar

19 de abril de 2022
Ambulatório de Cardiologia do HUWC convoca pacientes com AVC para estudo sobre controle da pressão arterial. (Foto: HUWC)

Ambulatório de Cardiologia do HUWC convoca pacientes com AVC para estudo sobre controle da pressão arterial. (Foto: HUWC)

O Ambulatório de Cardiologia do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, está selecionando pacientes para o estudo “Optimal Stroke”, uma pesquisa que busca identificar qual é a pressão arterial ideal em indivíduos que tiveram AVC (Acidente Vascular Cerebral, popularmente conhecido como derrame cerebral) em algum momento de vida.

Além de ter tido AVC, a pessoa precisa ser hipertensa (pressão alta) e maior de 18 anos para participar. O HUWC já possui 104 selecionados e não há previsão de data para encerrar o recrutamento.

Estudo Optimal Stroke

Este estudo é uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Hospital Israelita Albert Einstein (SP), com hospitais de todo o país. O cardiologista Ricardo Pereira, coordenador do Ambulatório de Hipertensão Arterial do HUWC, explica que a realização desse estudo é importante para a saúde brasileira no tratamento de pacientes com essas características, favorecendo maior qualidade de vida a longo prazo para eles: “Nós vamos buscar promover o controle da pressão arterial e prevenir novas ocorrências de AVC nesses pacientes que estão sendo acompanhados”, afirmou.

Inscrições

Quem desejar participar do estudo, não precisa ser encaminhado pelo posto de saúde, mas apenas ligar para (85) 98848-5210 ou (85) 99920-1021 sinalizando o interesse. A enfermeira irá coletar dados, entre eles, a idade, há quanto tempo aconteceu o AVC e a solicitação de alguma comprovação (exame, laudo médico). Caso a pessoa preencha os critérios, será convidada a ir ao hospital para maiores avaliações. O protocolo também consiste em assinar um termo de consentimento livre e esclarecido para a pesquisa, já passado pelo comitê de ética do HUWC, sendo uma via deixada no ambulatório e outra com o paciente. A média de acompanhamento é de quatro anos, a depender de cada caso e evolução do quadro clínico.

Serviço

O ambulatório é localizado no primeiro andar do Hospital Universitário Walter Cantídio e funciona de terça a sexta, das 08h às 12h.




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: