Quem tem gosto por comer as comidas mal vistas pelos nutricionistas ou, pelo menos, em quantidades ou frequência não recomendadas por eles, sabe o quanto é difícil reverter essa situação. Viver uma vida toda se permitindo é um desfrutar de gostos e sabores que, no futuro se tornam amargos e, de certa forma, sem graça. Isso porque desculpas como: “não emagreço porque meu metabolismo é lento” ou “tenho algum problema hormonal” ou até mesmo “minha genética não ajuda”, não cabem se a rotina alimentar dessa pessoa for uma eterna permissão. A vida, aquela vida boa, saudável e de qualidade é, na verdade, uma vida de concessões. Abrir mão do excesso e a mente para o equilíbrio é necessário.
O que você precisa para emagrecer está dentro de você
O emagrecimento depende de uma conta matemática simples: comer menos do que gastamos. Mas a compreensão disso não acontece na base do cálculo. A compreensão de que a dificuldade de emagrecimento está nas nossas escolhas e não vem (na maioria das vezes) de acontecimentos alheios a nossa vontade é que é a tarefa mais árdua. Entender e perceber que reeducar é necessário e possível, e se esforçar para isso depende de cada um, somente.
Desvie das armadilhas
Geralmente pessoas acima do peso encontram dificuldade para emagrecer por terem compulsão alimentar ou uma vontade muito grande de consumir alimentos muito calóricos e apesar da vontade de reduzir ou eliminar o consumo, não conseguem. Os alimentos com alto índice glicêmico podem se tornar armadilhas neste processo. Macarrão, pão branco, açúcar… Estes são alguns dos vilões da nossa dieta por estimularem a vontade do “querer mais”. Por isso, a importância de evitar alimentos deste grupo. É difícil no começo, mas tudo fica mais fácil com o tempo, principalmente com a chegada dos resultados.
A alimentação, com a vida atribulada do dia a dia, muitas vezes não é levada com tanta importância, sendo esquecida nos horários habituais. Com isso, desencadeia-se uma série de erros alimentares que terão como resultado um aumento de peso e por consequência uma piora no seu quadro de saúde. A reeducação alimentar é feita a partir da mudança dos hábitos que prejudicam a nossa saúde. Então a mudança é necessária, sendo ela mais eficaz ainda, quando procuramos ajuda, pois muitas vezes é difícil mudar sozinho. Não mudamos somente nossa alimentação, e sim a forma de ver os alimentos, como nos relacionamos com a comida e com tudo em nossas vidas. Não pense em, simplesmente, perder 10kg, pense em nunca mais encontrá-los. Mas isso só será possível com uma mudança dentro de você!