O II Encontro de Saúde Mental da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, acontece no próximo dia 4 de outubro (sexta-feira), das 8h às 17h, no auditório do Hemoce, no bairro no Rodolfo Teófilo e traz como tema“Da Gestação ao Puerpério: entre o real e o imaginário”.
> Outubro Rosa: uma campanha contra o câncer de mama e a favor da vida
> Exame detecta Alzheimer 5 anos antes dos primeiros sintomas
> Dia Nacional do Idoso e a importância da prática de atividades físicas na terceira idade
> Especial Doação de órgãos: um ato de amor à vida
Temas
Como reagir a um aborto espontâneo, ao diagnóstico de uma malformação do bebê ou à morte do recém-nascido? Como cuidar da saúde mental dessa mãe que vê sua realidade mudar de uma hora pra outra frente aos sonhos gestados ao longo de anos? É para melhor assistir essas mulheres, que a MEAC realiza este evento de capacitação para 200 profissionais e estudantes de várias instituições.
O sonho de ser mãe, acalentado pela maioria das mulheres, encontra, entretanto, muitos obstáculos que não estavam previstos por elas. “A gravidez é uma fase maravilhosa, mas também muito difícil, exigindo adaptações físicas, hormonais, parentais, financeiras. Pode se tornar tormentosa e nos cabe ajudá-las, sendo um elo que as fortifique neste novo mundo”, explica a psicóloga Scheylla Riedmiller, que irá proferir a palestra de abertura do encontro.
“Nosso objetivo é fomentar os conhecimentos em uma área tão específica como a saúde mental da mulher, cuja demanda tem crescido exponencialmente e precisa, desta forma, de profissionais qualificados para essa assistência”, explica Igor Emanuel, psiquiatra da MEAC.
Ele coordena o Psicomater, programa multidisciplinar de atendimento psicossocial com foco em gestantes e mulheres até um ano após o parto, que conta com psiquiatra, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional e enfermeira prestando assistência à saúde mental integral individual e em grupo. No ano de 2018 foram atendidas 377 pacientes no ambulatório com transtornos mentais gerais (14,2% a mais que no ano anterior) e 37 no perfil REMDA (usuárias de substâncias psicoativas), totalizando 414 pacientes atendidas a nível ambulatorial.
Sobre a Rede Ebserh
A MEAC-UFC faz parte da Rede Ebserh desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Programação
8h
Credenciamento, Coffee Break e Apresentação Cultural
8h30
Solenidade de Abertura
09h
Palestra Magna: “Da Gestação ao Puerpério: Entre o Imaginário e o Real” – por Scheylla Santos Riedmiller
10h
Ciclo Gravídico-Puerperal: Aspectos Biopsicossociais – por Igor Emanuel Vasconcelos e Martins Gomes; Francisca Ruth Teixeira Martins; Angélica Maria Barbosa; Sabrina Dérica Arruda Rosa; Emilcy Rebouças Gonçalves; Tereza Cristina Alves Ferreira.
13h
Apresentação de Trabalhos (Sessão Pôster)
14h
Mesa redonda: “Cuidados Paliativos e a Experiência do Luto” – por Myrna Araújo Cavalcante; Mara Carolina Ribeiro Gomes; Maria do Socorro Leonácio; Nádia Gurgel Alves; Erasmo Miessa Ruiz.
16h
Ciranda do Renascimento – por Vera Dantas
16h40
Premiação de Trabalhos e Encerramento
Serviço
Maternidade Escola Assis Chateaubriand
Endereço: Rua Coronel Nunes de Melo, S/n – Rodolfo Teófilo, Fortaleza – CE
Telefone: (85) 3366-8501
Deixe um comentário