Banner CMFOR – Junho 2019

Lançamento do livro Esquadrão dos Anjos em Fortaleza

Toda o valor de venda dos livros será revertido para pesquisa e apoio para pacientes transplantados

12 de abril de 2019
O lançamento em Fortaleza acontecerá no próximo dia 13 de abril, a partir de 16 horas, no Shopping Iguatemi. (Foto: Instagram)

O lançamento em Fortaleza acontecerá no próximo dia 13 de abril, a partir de 16 horas, no Shopping Iguatemi. (Foto: Divulgação)

A história de crianças que passaram pelo processo de transplante de medula óssea é contada de uma forma bem especial, otimista e sensível no livro infantil “Esquadrão dos Anjos”, escrito pela jornalista Nalu Saad e pelo médico Vanderson Rocha. O lançamento da obra em Fortaleza acontecerá no próximo dia 13 de abril, a partir das 16 horas, no Shopping Iguatemi. Toda o valor de venda dos livros será revertido para pesquisa e apoio para pacientes transplantados. A publicação será a primeira a abordar o tema no gênero. A obra sai pela Páginas Editora, com ilustrações de Iara Rachid.

> Ceará é o pioneiro na doação de sangue raro para outro país
> Câncer: número de casos podem passar de 1 milhão este ano
> Gengiva sangrando: pode ser um problema sério!
> Dezembro Laranja: câncer de pele é o tipo com maior incidência no Brasil

Esquadrão dos Anjos: um livro de histórias reais

O livro trata essa delicada questão de forma lúdica e sensível, tornando menos áspera a temática sobre o cotidiano de quem depende do encontro de uma medula para sobreviver; ainda mais quando são crianças. Por isso mesmo os autores não hesitaram em recorrer a elas para fazer uma obra que as alcançasse. Os personagens principais da obra são: Maria Flor e Pedro Jardim, inspirados em histórias reais.

A obra, além de tocar na importância do transplante de medula óssea para tantas pessoas, busca ajudar as crianças, que terão de passar por esse procedimento, com uma boa dos de otimismo, esperança e muita coragem. Nalu e Vanderson também contaram com o apoio de uma grande equipe de profissionais pediatras, nutricionistas, dentistas, psicólogos e enfermeiras.

A obra destaca o processo pelo qual as crianças e pais que estão à espera de um transplante de medula óssea. Durante essa espera uma equipe de anjos é escalada para ajudar esses pequenos seguirem a vida brincando e sendo felizes. Muita história e emoções se cruzam durante isso.

Pequenos pacientes, como a cearense Lia Roma e a mineira Sara Sarradi, recém-transplantada, entre outros, colaboraram na composição do livro e dos personagens. Algumas crianças deram entrevistas – até mesmo por vídeo – para aproximar a ficção da realidade de quem está nessa espera.

Juliana Roma, mãe da pequena Lia, fala sobre como o livro influenciou no processo de transplante da filha, transplantada há 10 meses.Segundo Juliana, o livro tem uma temática muito delicada, porém a abordagem é de forma lúdica e leve. “A história é para criança, tem ilustração lindas e de fácil entendimento. Só a gente sabe como foi difícil passar pelo transplante, a parte do isolamento e ficar longe de casa, dos outros filhos”, pontua.

A importância da divulgação desse livro é, além de inovadora, imensa. “Recebemos muito amor da pessoas. E isso ajudou muito. Na minha visão devemos ajudar o próximo, pois nós fomos ajudado pelo próximo. A Lia teve um doador não aparentado. E agora podemos retribuir de alguma forma e ajudando outras crianças”, afirma Juliana.

E isso pode ser feito com a compra do livro. Para Juliana, é um passo importante para que outras pessoas possam compreender todo o processo. “Com o livro, as pessoas vão entender o porquê que a minha filha usa máscara. Além de abrir o entendimento na cabeça de outras crianças”.

Além dos pequenos que ajudaram a compor essa obra tão intensa, o ator Reynaldo Gianecchini, que já passou por um transplante de medula óssea, assina o prefácio do livro. “Na obra, somos convidados a acompanhar de perto a história dos bravos jovens guerreiros que, cercados de anjos amigos, lutam valentemente pela cura”, diz o ator.

Sobre os autores

Vanderson Rocha

Mineiro de Belo Horizonte, é formado em Medicina e Hematologia pela UFMG. Mestre e Doutor pela universidade de Paris. Tem cerca de 300 artigos publicados. Na USP, é Professor Titular e chefe do serviço de Hematologia. É coordenador do setor de Transplante de Medula Óssea do Hospital Sírio Libanês e professor na Universidade Oxford, para onde viaja a cada 2 meses. Entre os pacientes, é conhecido como Dr. Anjo. É a primeira vez que escreve um livro infantil.

Nalu Saad

Jornalista mineira, pós-graduada em Novas Tecnologias da Informação e em Gestão Estratégica da Comunicação, foi fundadora e editora do caderno de Tecnologia do Jornal Hoje em Dia, colunista por 20 anos em TI e atualmente é coordenadora de Rede na Record Minas. Acumula prêmios nacionais no jornalismo investigativo policial e no jornalismo tecnológico. É coautora do livro Tico vai viajar, para ajudar as crianças a passarem tranquilamente pela perda do primeiro dentinho. É mãe de três filhos, que são a maior inspiração para as histórias que escreve.

Ajude: Doação de medula óssea no Hemoce 

SEJA UM DOADOR!

PROCEDIMENTOS PARA DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA

Para se cadastrar como doador de medula óssea é necessário:

– Ter entre 18 e 55 anos;
– Não ter tido câncer;
– Apresentar documento de identidade

O cadastro será concluído com a assinatura de um Termo de Consentimento e a coleta de uma amostra de sangue (10ml).

IMPORTANTE: Durante o cadastro deverá ser fornecido dois nomes e telefones de contatos, para que seja possível localizá-lo, caso haja compatibilidade com algum paciente.

Lembre-se: O cadastro é único, você só precisa mantê-lo atualizado. Ligue para o Núcleo de Medula do Hemoce (85 – 3101.2288) ou envie um e-mail ( [email protected]) e informe que deseja atualizar seu cadastro.

Processo de doação:
– Caso haja compatibilidade com algum paciente, seus dados serão verificados e o doador será convidado a realizar novos testes sanguíneos.
– Se a compatibilidade for confirmada, o possível doador será convidado a efetuar a doação.
– Você será avaliado por um clínico e receberá informações

Fonte: HEMOCE

Serviço

Lançamento do livro “Esquadrão dos Anjos”
Data: 13 de abril – sábado
Horário: 16 horas
Onde: Shopping Iguatemi, em frente ao Clube das Estrelinhas,
Editora: Páginas Editora
36 páginas 




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: