Banner CMFOR- Novembro Azul-

21/06 Semana do Bebê da MEAC 2019 promove o vínculo da família com o recém-nascido

18 de junho de 2019
Semana do Bebê da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC) acontece de 18 a 21 de junho

Semana do Bebê da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC) acontece de 18 a 21 de junho

A Semana do Bebê da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC) acontece de 18 a 21 de junho e promove um momento de celebração da vida dos pequenos, atualização dos profissionais, informação e aprendizagem para mães, pais e acompanhantes. Organizado pela Enfermagem, o evento congrega ainda médicos, nutricionistas, farmacêuticos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos e demais colaboradores da Maternidade. Para esta 5ª edição, foram preparadas 48 atividades, incluindo os Cursos para Gestantes, abertos ao público externo.

Entre os temas a serem discutidos durante a Semana estão: nutrição nos primeiros seis meses do bebê, amamentação, contato pele a pele como estímulo ao afeto, consequência do estresse na infância, vinculação dentro da UTI, método Canguru, sono do bebê, imunização, prevenção de acidentes e primeiros socorros na infância, paternidade responsável, importância do teste do pezinho, banho do bebê e desenvolvimento nos primeiros meses. Assuntos que são de grande interesse das pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde e que serão abordados de forma interativa e lúdica, incluindo rodas de conversa e jogos.

> MEAC celebra vinte anos da implantação do Método Canguru 

> Junho Violeta: campanha informa riscos do hábito de “esfregar os olhos”

Para o gerente de Atenção à Saúde da MEAC, Dr. Carlos Augusto Alencar Junior, a Semana do Bebê é uma oportunidade de troca de conhecimentos sempre em busca da melhor assistência para mãe e recém-nascido. “A cada ano a gente percebe um aumento do interesse e da participação das pessoas. Abordamos temas muito específicos, que geralmente não são tratados em outros lugares, mas geram muita curiosidade”, comentou.

> Junho vermelho: campanha destaca a importância para doação de sangue
> Movimento antivacina é um perigo para a saúde pública

Comemorando 55 anos de fundação, a MEAC realiza, em média, 365 partos por mês, sendo uma das maiores maternidades públicas do Norte-Nordeste. Possui cinco unidades neonatais, com 56 leitos para recém-nascidos em situação de alto e médio risco. Há dois anos inaugurou a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, que acolhe 15 mulheres e 7 bebês enquanto, mesmo de alta hospitalar, precisam de um acompanhamento mais de perto. A Maternidade-Escola foi instituída pelo Ministério da Saúde como o primeiro Centro de Apoio às Boas Práticas de Neonatologia e Obstetrícia do Brasil e, no mês passado, recebeu o Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher, na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Confira a Programação completa da Semana do Bebê no site da MEAC.

Sobre a Semana do Bebê

A Semana do Bebê, inspirada em iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), foi realizada pela primeira vez na MEAC em maio de 2015. “Surgiu como um convite para incluir a MEAC na programação da Prefeitura Municipal [de Fortaleza], mas a adesão dos profissionais da casa foi tão grande que acabamos tendo uma programação muito intensa e rica e decidimos que esse evento entraria para o calendário oficial da Maternidade”, explica a enfermeira Elisângela Guerra, uma das organizadoras do evento.
Sobre a Ebserh

Desde novembro de 2013, a Maternidade-Escola Assis Chateaurbriand, da Universidade Federal do Ceará, faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Serviço:

Semana do Bebê da MEAC 2019

Data: 18 a 21 de junho

MEAC (Rua Coronel Nunes de Melo, s/n, Rodolfo Teófilo, Fortaleza)





QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:








COMENTE:

Uma resposta para “Maternidade Escola oferece primeiro tratamento gratuito de endometriose profunda no Ceará”

  1. […] tratamento de sangramentos irregulares, cólicas menstruais, TPM, diminuição do fluxo menstrual, endometriose, síndrome dos ovários policísticos, entre outras patologias, além, claro, como método […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − 7 =