CMFOR – Dezembro Laranja

MEAC abre Semana do Aleitamento Materno com atividades e histórias inspiradoras

Programação conta com 80 atividades e palestras com especialistas

31 de julho de 2019

 

Edgleuson Rocha e Alessandra Rodrigues com filha Ester e profissional da MEAC.

Edgleuson Rocha e Alessandra Rodrigues com filha Ester e profissional da MEAC.

O mês de agosto é dedicado a promoção do aleitamento materno. O primeiro alimento da nossa vida é o leite materno e é através dele que adquirimos mais imunidade nos primeiros anos de vida, O leite materno contém todas as proteínas, gorduras, vitaminas, açúcares e água que uma bebê precisa para crescer e se desenvolver. A amamentação é imprescindível para reduzir os índices de mortalidade infantil, como divulga a Organização Mundial de Saúde (OMS). O leite materno é super importante para a saúde física do bebê e também é importantíssimo para fortalecer o vínculo de amor entre mãe e filho.

Em Fortaleza,  histórias sobre a experiência com aleitamento materno inspiram e motivam a doação de leite para outros bebezinhos que necessitam. Assim aconteceu com o casal Edgleuson Rocha e Alessandra Rodrigues. Foram mais de 10 anos juntos e depois desse tempo finalmente ficaram “grávidos” – como diz o pai – da bebê Ester. Uma filha muito desejada, que motivou os dois a se preparem com muita leitura e estudo, aumentando a expectativa pela sua chegada. Alessandra sonhava com o momento de tê-la no peito, mamando. Mas quando Ester nasceu, não foi tão fácil como ela imaginava. A bebê não conseguia mamar e a frustração quase tomou conta do casal. Foi aí que eles procuraram a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC) e receberem todo o apoio necessário. Ester saiu mamando, nos braços de uma mãe segura e de um pai aliviado e feliz.

> O poder da amamentação

> 6 alimentos para uma recuperação e amamentação mais saudáveis

Para escrever mais e mais histórias como essa, o Banco de Leite Humano (BLH) da MEAC realiza, de 1º a 7 de agosto, sua programação da Semana Mundial da Amamentação 2019. O evento, que acontece simultaneamente em vários países, busca promover o aleitamento como meio de fortalecimento do vínculo do bebê com a família, nutrição e proteção imunológica, entre outros benefícios da prática. A abertura será no dia 1º de agosto, às 8h, no refeitório da MEAC (Rua Coronel Nunes de Melo, s/n – Rodolfo Teófilo). Haverá palestra de especialista, depoimento de pais sobre a amamentação e entrega de certificados a mães doadoras de leite.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) foi lançada pela WABA (Aliança Mundial para Ação em Amamentação), em 1992 e há alguns anos é parte do calendário de eventos da MEAC. O tema desta edição é: Empoderar mães e pais – favorecer a amamentação. Para a chefe do Banco de Leite da MEAC, enfermeira Janaína Landim, a expectativa da MEAC com a realização da SMAM é sensibilizar diretamente em torno de 500 pessoas, entre elas profissionais de saúde, gestantes, puérperas e acompanhantes para a importância da amamentação. “Sabemos o quanto é fundamental que este assunto seja conversado nas famílias e difundido nos meios de comunicação para que os desafios da amamentação sejam superados com determinação das mães e seus benefícios cheguem aos bebês”, destaca.

> Deixe seu bebê mamar a hora que ele quiser
> Pra facilitar a amamentação

Programação

A SMAM mobiliza toda a Maternidade-Escola. São mais de 80 atividades voltadas para o aleitamento materno, conduzidas por profissionais de saúde de todas as especialidades da MEAC: enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, assistentes sociais, médicos, nutricionistas, técnicos de enfermagem, etc.

A equipe multiprofissional planejou atividades diversificadas, incluindo rodas de conversa, jogos, gincanas, cursos, ensaio fotográfico e oficinas. A maior parte está voltada para pacientes e acompanhantes da Maternidade, mas os profissionais e as gestantes não internadas também terão ações especialmente pensadas para eles. Entre os temas, serão abordados os 10 passos do aleitamento materno, trabalho de parto e parto, como produzir mais leite, medicamentos na amamentação, vínculo mãe e bebê, participação do pai no acalanto do bebê, segurança do recém-nascido na administração de dietas e aspectos psicológicos do aleitamento.

A programação completa está disponível no site da MEAC.

Arrecadação de frascos

Sabe aqueles frascos de café solúvel, que são de vidro com tampa plástica? A MEAC tem uma campanha permanente de arrecadação deles, pois são os adequados para transporte e armazenamento de leite materno. Neles, as doadoras podem depositar ao longo da semana o excesso de leite materno entre uma coleta e outra do motorista do Banco de Leite. O leite arrecadado nutre muitos bebês de baixo peso internados nas Unidades Neonatais da alto e médio risco da Maternidade. Salvam vidas!

Serviço:

Semana Mundial da Amamentação 2019

Data: 1º a 7 de agosto

Local: MEAC

Endereço: Rua Coronel Nunes de Melo, s/n – Rodolfo Teófilo

 




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: