Banner SESI 2024

Planos de saúde terão reajustes suspensos por 120 dias

O objetivo é minimizar os efeitos da pandemia de Covid-19 para os consumidores

25 de agosto de 2020

planos de saudeA Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou a suspensão, por 120 dias, de reajustes aos contratos de planos de saúde de todas as modalidades a partir de setembro. A informação foi divulgada na última sexta-feira (21) após a 16ª Reunião Extraordinária de Diretoria Colegiada.

> Planos de saúde deverão cobrir exame de Covid-19

A medida será válida para reajustes anuais e por mudança de faixa etária dos planos de assistência médica e exclusivamente odontológica. Porém, os valores de planos reajustados antes de setembro não serão revistos.

> Glaucoma: 40% dos brasileiros desconhecem doença que pode causar cegueira

Segundo a ANS, a análise dos impactos e a recomposição dos ajustes para manutenção do equilíbrio dos contratos de planos de saúde serão feitas posteriormente.

Alterações nos planos

A ANS divulgou que, para os planos individuais ou familiares, não haverá anúncio ou autorização de reajuste em 2020. Normalmente, o percentual máximo de reajuste a ser aplicado nessa modalidade é definido e anunciado pela Agência entre os meses de maio de julho. Este ano, essa divulgação não ocorreu.

> Pesquisadores cearenses desenvolvem moléculas que impedem a infecção pela Covid-19

Para os planos coletivos com menos de 30 beneficiários, o mesmo percentual de reajuste é aplicado em todos os contratos coletivos da modalidade (empresariais e por adesão), por operadora. Os reajustes para essas carteiras no período de setembro a dezembro de 2020 também estão suspensos.

No caso dos planos coletivos com 30 beneficiários ou mais (empresariais e por adesão), a pessoa jurídica contratante poderá optar por não ter o reajuste suspenso, se for do seu interesse, devendo informar a opção à operadora.




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: