Fique de olho! Alguns alimentos podem reduzir o desempenho durante a atividade física, agindo contra os seus objetivos. A nutricionista Ticyana Falcão, de Fortaleza, listou quais você deve evitar consumir na hora que antecede o treino.
Alimentos gordurosos, como castanhas, abacate, leite integral, iogurte integral, queijos amarelos, carne vermelha, salgadinhos e chocolates não devem fazer parte do pré-treino.
“São alimentos que possuem uma digestão difícil e lenta, pois causam o retardo do esvaziamento gástrico, causando desconforto gastrointestinal, náuseas e até vômitos”, explica Dra. Ticyana.
Ao contrário do que se pensa, o excesso de fibras, como barras de cereais, grãos, aveia, vegetais, granola, linhaça e chia também não são indicados. São alimentos de difícil digestão e podem ocasionar os mesmos sintomas citados acima.
Os alimentos de índice glicêmico alto como açúcar, refrigerantes, doces também devem ser evitados. “Esses alimentos são digeridos rapidamente e causam um aumento rápido da glicose no sangue, ocasionando um resposta instantânea da insulina, induzindo a uma possível hipoglicemia, sensação de fraqueza e tontura durante o treino”, esclarece a nutricionista.
Mas, afinal, o que pode ser consumido?
A nutricionista atenta para a importância de se alimentar antes do treino, já que é essa alimentação que vai fornecer todos os nutrientes necessários durante o exercício. “O plano alimentar e a refeição antes do treino são o ponto inicial para proporcionar ao praticante de atividade física condições fisiológicas adequadas para o treinamento”, afirma.
Deve-se optar por um lanche rico em carboidrato, como torradas, pães, macarrão, batata doce, arroz, frutas ou aveia e também com uma quantidade moderada de proteína magra, como queijo cottage, clara de ovo, peito de frango, omelete ou peixes magros. “O carboidrato é o responsável por fornecer a energia de forma mais rápida, ele é o maior combustível utilizado pelo nosso corpo durante o treino”, esclarece.
A proteína se torna responsável por proteger a massa muscular de ser utilizada durante o treino como fonte de energia, além de ajudar também na recuperação muscular após o treino.
Outro ponto muito importante pela nutricionista é lembrar que quanto mais próximo o consumo do lanche do horário do treino mais fácil deve ser a digestão dele. Dessa forma, os alimentos ricos em fibras, não podem ser fornecidos pouco tempo antes do treino.
Gostou das dicas? É importante ter em mente que, para melhores resultados, o ideal é que se procure a orientação de um nutricionista, para que ele possa avaliar a frequência, a intensidade e a duração do treino, já que o tipo de alimento e a quantidade, variam de acordo com o peso do indivíduo e o objetivo.
O nutricionista também levará em conta a disponibilidade de horário do consumo do lanche pré-treino para prescrever uma dieta com segurança e individualidade.
Ticyana Falcão
Nutricionista
Serviço:
Ticyana Falcão Nutrição
Rua Padre Luis Figueira, 335 – Aldeota
Contato: (85) 3181.3005