Segundo a nutricionista Maryna Castro, é possível sim ganhar músculos com uma alimentação vegetariana e vegana. A proteína animal, que ajuda a construir músculos, pode ser substituída sem prejuízo algum por proteína vegetal. “As proteínas de origem animal têm melhor perfil aminoacídico, o que não significa dizer que quem ingere somente fontes proteicas de origem vegetal tenha déficit protéico”, assegura Maryna.
Qual a diferença?
Vegano:
Não consome nenhum tipo de carne e evita tudo que possa causar sofrimento animal. Laticínios e ovos são excluídos da alimentação. Evita-se o consumo de de qualquer tipo de coisa que venha do animal, refere-se não apenas à alimentação, mas a um estilo de vida onde nem as roupas podem ter origem animal.
Vegetariano:
Não consome nenhum tipo de carne. A alimentação é basicamente de vegetais, sementes, cereais e frutas. Pode consumir leite e ovos.
Dicas para os veganos ganharem massa muscular
-Consuma boa quantidade de calorias.
-Consuma mais grãos e legumes. Elas são ótimas fontes de proteína.
-Escolha uma série de treino curta e intensa. Dessa forma, você previne a perda de massa muscular que acontece quando os treinos são muito longos.
Dicas para os vegetarianos
-Considere fazer uma dieta ovo-lacto-vegetariana. Assim você aumenta as opções de proteínas como por exemplo: ovos, claras de ovos e até queijo, alimentos com bom teor de proteína.
Procure sempre um nutricionista!
Casos reais:
O cineasta Clayton Bochecha fez uma mudança radical de estilo de vida e se tornou vegetariano há 2 anos. Há alguns meses ele está progredindo para o veganismo. Atualmente ele faz musculação e é atleta de Trial Running. Para Clayton, ser vegetariano não dificultou em nada sua performance atlética. “A dieta vegetariana me ajudou a sair da obesidade. Eu pesava 120 quilos, hoje, estou com 85 quilos e muito mais disposto”.
Ana Alice Rehem é maratonista e há cerca de 3 meses decidiu seguir uma dieta vegetariana. “Não tive uma perda significativa de massa muscular, faço musculação e corro 4 vezes por semana. Não suplemento com whey protein de origem animal e sinceramente não sinto falta”.