Uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde e divulgada hoje (15) alerta para um fato desanimador. Cerca de 56% da população adulta de Fortaleza está acima do peso, índice superior ao dos brasileiros, de um modo geral, com 52,5%. O índice é assustadoramente o mais alto do País, empatado apenas com Manaus e Porto Velho.
A proporção de pessoas com mais de 18 anos com obesidade também é alarmante: 17,9%, no Brasil e 19% em Fortaleza. De acordo com os especialistas, os quilos a mais na balança são fatores de risco para doenças crônicas, como as do coração, hipertensão e diabetes, que respondem por 72% dos óbitos no Brasil.
Entre os homens os números são piores do que entres as mulheres. Na população masculina chega a 56,5% contra 49,1% entre elas, embora não exista uma diferença significativa entre os dois sexos quando o assunto é obesidade.
Em contrapartida, temos uma boa notícia! O estudo também mostra que a população está buscando hábitos mais saudáveis, como a prática de atividade física e alimentação com menos gordura.
Além disso, tem crescido o número de pessoas que se exercitam regularmente e que mantém uma alimentação adequada, com maior presença de frutas e hortaliças.
A pesquisa – Vigitel 2014 – entrevistou, por telefone, entre fevereiro e dezembro de 2014, 40.853 pessoas com mais de 18 anos que vivem nas capitais de todos os estados do país e do Distrito Federal.
Existe uma luz no fim do túnel! Vamos cuidar da saúde e procurar levar uma vida mais equilibrada pra não fazer parte dessas estatísticas!