“Para emagrecer basta cortar os carboidratos”. Certo? Errado! Visto como um vilão, os carboidratos são os macronutriente mais temidos nas dietas e acabam sendo praticamente exterminados das refeições. Porém, ele possui uma grande importância para o bom funcionamento do organismo e tem papel fundamental na queima de gordura.
De acordo com a nutricionista Ticyana Falcão, de Fortaleza, para que o músculo consiga utilizar as gorduras estocadas como fonte de energia, é necessário o consumo de carboidratos ou o único substrato que pode substituí-lo nessa função, as proteínas. Os carboidratos, portanto, protegem a massa magra, ajudando na queima lipolítica.
Porém, é preciso ter cautela. Não é qualquer carboidrato e se deve ir com calma na quantidade. “Existem diversos tipos de carboidrato. Arroz branco, macarrão,
dextrose, batata doce… Todos são carboidratos diferentes entre si, e apesar de ter a mesma classe são absorvidos no nosso corpo de forma diferente”, afirma.
Escolha o melhor tipo de carboidrato
Segundo Ticyana, quanto mais refinado ele for, como o pão e o arroz branco, ele entra com mais rapidez na corrente sanguínea, impossibilitando de você gastar rapidamente e acaba estocando como gordura. Por isso, prefira os menos refinados, como a batata doce, por exemplo.
“Quanto mais fibra e menos refinado ele é, mais difícil é sua digestão, dando tempo para o corpo responder a este estímulo, fornecendo energia, favorecendo a queima de gordura”, explica a nutricionista.
Não zere o carboidrato da dieta. Procure um profissional nutricionista que saiba administrar a quantidade e horário certo de consumo!