A hora do treino é sagrada. Você pode estar com a roupa com o melhor design tecnológico ou calçar os melhores tênis anti impacto, mas se o seu corpo não estiver ok, o rendimento será abaixo do desejado ou não haverá rendimento nenhum. Por isso, listamos cinco atitudes simples que vão te ajudar a se exercitar com muito mais saúde e disposição.
1. Ouça música agitada durante o treino
A escolha da música influencia diretamente a sua resistência durante a corrida/exercício. Uma pesquisa realizada na Inglaterra mostrou que voluntários que ouviram canções animadas se exercitaram 15% mais tempo do que os que optaram por malhar em silêncio.
Então aperte o play naquelas músicas que você canta no chuveiro ou na academia.
2. Beba água em pequenas doses
Diferentemente do que muitas pessoas pensam, beber água durante o treino é muito importante, já que de acordo com uma pesquisa feita na Califórnia, pessoas que não se hidrataram muito bem durante os exercícios tiveram um aumento de 16% nos níveis de cortisol, hormônio associado ao estresse e que estraga os tecidos musculares. Água não tem caloria hein! Aproveite.
3. Se for beber não vá treinar no dia seguinte
Nada de encher a cara no dia anterior e acordar cedinho para correr (se é que alguém consegue fazer isso). Isso porque o álcool influencia negativamente as funções metabólicas e fisiológicas, que são essenciais para o rendimento físico. O metabolismo energético interfere na absorção e utilização de hidratos de carbono, batimento cardíaco e respiração. Quanto mais álcool é ingerido, mais as lesões aumentam.
4. Faça um treino aeróbico sempre
Realizar exercícios aeróbicos potencializa a produção de novas células do cérebro. Este fenômeno é chamado neurogênese.
Sem contar que esse tipo de treino pode queimar 67% mais calorias do que o de resistência, ajudando a tirar a barriguinha. Corra, dance, faça spinning ou step!
5. Treinos curtos e intensos podem ser mais eficazes que os longos
Um treino forte de 20 minutos queima mais gordura do que uma caminhada lenta de uma hora. Uma prova disso é um treino que está virando febre nas academias: o HIIT (Treinamento Intervalado de Alta Intensidade). Você reveza segundos de alta intensidade com segundos de moderação ou baixa intensidade, onde nos momentos de treino pesado a pessoa tenta dar o máximo de si. O resultado é a queima de calorias não só no momento do treino, mas durante o dia todo.