Você decidiu substituir o refrigerante normal pela versão diet e acha que já deu um passo adiante? Não comemore. Estudo americano mostra que pessoas que consomem refrigerante sem açúcar consomem mais calorias ao longo do dia do que pessoas que bebem o refrigerante com açúcar.
Uma das explicações para o caso é que quando se opta em beber um refrigerante sem açúcar, a pessoa que quer emagrecer tende a compensar a baixa caloria daquela bebida em outras refeições, comendo mais alimentos nas refeições e nos lanches.
Isso porque adoçantes artificias agem no cérebro ativando as áreas responsáveis pelo sistema de recompensa. Logo, essas pessoas são induzidas a comer mais porque sentem que não há açúcar suficiente na corrente sanguínea.
Segundo a pesquisa, as pessoas que bebiam refrigerante sem açúcar consumiam diariamente cerca de 2058 calorias, enquanto as que consumiam a bebida diet ingeriam 1897 calorias.
Além disso, a bebida diet eleva o risco de doenças cardíacas, derrame e diabetes tipo 2 e aumenta o acúmulo de gordura na cintura. Outra hipótese para esse acúmulo de gordura além da citada acima seria o fato de o refrigerante diet enganar o cérebro. Os alimentos doces são calóricos, diferentemente do refrigerante diet. Com isso, ao ingerimos a bebida, o cérebro estaria recebendo uma resposta errada devido ao gosto doce do refrigerante sem açúcar e fazendo uma reserva de gordura.
O ácido fosfórico presente na bebida (tanto diet quanto com açúcar) aumenta a acidez no sangue, criando as chances de desenvolver uma osteoporose. O risco de ataques cardíacos é outra consequencia da ingestão dessa bebida. Se você está tentando emagrecer retire totalmente o refrigerante da sua vida, seja ele na versão que for. Tente uma, duas, três vezes. Experimente sucos e chás. Seu corpo agradece!