Banner Orgânico

Qual a melhor água mineral?

Dicas para não errar na hora de escolher a água mineral que você vai consumir

30 de Janeiro de 2015

beber-agua-350É mais do que comum escutarmos dos especialistas que temos que beber, no mínimo, 2 litros de água mineral por dia. Esta é a única bebida que, até agora, não foi contra indicada por nenhum médico e não é tida como causadora de nenhuma doença.

> Água mineral X Água adicionada de sais: entenda a diferença
> Turbine sua dieta com água de cacto
> Sódio: o vilão dos alimentos com baixas calorias

Mas é bom ficar alerta para água mineral que está consumindo. Os números dos níveis de sódio e o índice de PH são muito importantes.

Os percentuais de sódio já são bastante elevados na alimentação diária e em alta concentração pode causar retenção de líquido. Isso não é bom para quem tem hipertensão e problemas cardiovasculares. Já o Potencial de Hidrogênio (PH), mede o nível de acidez em uma escala de 7 a 10. Os efeitos da acidez no organismos também não são benéficos.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a quantidade de sódio limite é de 600mg/l. Já o PH, acima de 10 não é mais considerado neutro ou alcalino.

>> Quer receber um e-book totalmente GRATUITO com 13 receitas de bolos saudáveis?<<< 
>>>É só clicar aqui e se cadastrar! <<<

A nutricionista cearense Mirella Freire, divulgou através do seu perfil no instagram, algumas dicas para a escolha da melhor água. “Tudo depende da fonte de onde ela [a água] é retirada. Na embalagem existem duas informações muito importantes que devem sempre ser observadas: a quantidade de sódio e o PH. O teor de sódio pode variar de 3 até mais de 150mg. O ideal é que tenha o mínimo possível. Prefira as que tenham um máximo de 30mg. Já com relação ao PH acima de 7, são as melhores para evitar acidez no sangue, quanto maior essa acidez, maior o risco de osteoporose e doenças cardíacas.”

Comparamos os rótulos da marca francesa Perrier, uma das mais conhecidas do mundo e o da cearense Minalba, que tem sua fonte em Campos do Jordão (SP) que é a única no estado com o PH ideal.

PERRIER (mg/l)

Sódio — 9,5
Bicarbonato — 430
Cálcio — 160
Cloreto — 22
Potássio — 1
Magnésio — 4,2
Nitrato — 7,8
Sulfato — 33
pH — 5,5

MINALBA (mg/l)

Sódio – 1,10
Bicarbonato – 105,15
Cálcio  – 17,14
Cloreto – 0,13
Potássio – 1,30
Magnésio – 9,83
Nitrato – 0,8
Sulfato – 0,2
pH – 8,04

 




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: