Banner Nossa Fruta – Sabores Especiais

Óculos escuros: escolha certa é essencial para manter a saúde dos olhos

Evite lentes com material de plástico e opte pelos que ofereçam a proteção contra os raios ultravioleta (UVA e UVB)

8 de agosto de 2019
Óculos escuros: O presidente das lojas Alianças de Ouro, Erivan Ferreira, explica que o primeiro passo para adquirir óculos escuros que garantam a segurança necessária é comprar em uma loja confiável. 

Óculos escuros: O presidente das lojas Alianças de Ouro, Erivan Ferreira, explica que o primeiro passo para adquirir óculos escuros que garantam a segurança necessária é comprar em uma loja confiável. (Foto: Banco de Dados)

Mais do que bonitos e estilosos, os óculos escuros devem proteger os olhos os raios ultravioletas e ter lentes adequadas para evitar distorções na visão. Esses detalhes simples podem ajudar na garantia da saúde dos olhos.

> Dia Mundial da Saúde Ocular alerta sobre a importância do cuidado com os olhos
> Saúde da pele: cuidados essenciais para garantir um bronze saudável
> Protetor solar: o seu melhor amigo nesse verão!
> Ficar com biquini molhado por muito tempo prejudica saúde íntima

Escolhendo os óculos escuros

De acordo com o médico George Ponte, presidente da Sociedade Cearense de Oftalmologia, “A recomendação é que o óculos de grau e de sol sejam realmente credenciados, evite comprar em sites ou ruas. Doenças como catarata, desconfortos visuais podem ser gerados pela má qualidade da lente, seja no óculos esporte ou seja no óculos corretivo“. Além disso, independentemente da estação do ano, os olhos podem sofrer agressão da radiação solar e ficar expostos a lesões na córnea e na retina, bem como a doenças como catarata e pterígio (a formação de uma membrana sobre o globo ocular).

Proteção contra raios UVA e UVB

Um dos cuidados que deve se ter é a proteção contra os raios ultravioleta (UVA e UVB). Tal proteção deve ser atestada e adequada para barrar, de fato, os efeitos nocivos do Sol. O presidente das lojas Alianças de Ouro, Erivan Ferreira, explica que o primeiro passo para adquirir óculos escuros que garantam a segurança necessária é comprar em uma loja confiável.  Quando for comprar em alguma loja, exija a nota fiscal, avalie se os atendentes têm o cuidado em te explicar qual o mais adequado para sua visão e se realmente entendem do assunto”, explica.

> WBS Brazil acontece em Fortaleza e traz modalidade exclusiva
> Festival Costume Saudável já tem data e abre pré-inscrições para palestrantesx

Além disso, para não errar na hora da escolha, Erivan Ferreira orienta a verificar se o material das lentes são de plástico, o que torna-o totalmente inadequadas para uso constante. “Esses óculos falsificados deixam a imagem deformada, algumas vezes embaçada, e, acima de tudo, não tem nenhuma proteção contra raios ultravioleta naturais, artificiais e da luz azul encontradas nos smartphones, tvs e em lâmpada. Além de tudo, por serem de lentes plásticas, traz um prisma totalmente inadequado aos olhos gerando ampla luminosidade a retina que pode causar hematomas irreversíveis e que não tem cura. Já as lentes acrílicas de fabricantes confiáveis, tem tratamento que combate os raios nocivos ao olho humano as quais passam por ampla pesquisa e testes até chegar às mãos do consumidor final”, confirma.

Alternativa: óculos de grau fotocromático

De acordo com oftalmologistas, outras lentes indicadas para a proteção contra os raios ultravioleta são as de óculos de grau com tratamento fotossensível ou fotocromático. Elas têm um componente químico que, ao entrar em contato com a luz solar, se decompõe. Assim, essas lentes mudam de cor, escurecendo em ambientes com muita luz e clareando em situações de pouca luz.




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: