Greenlife agosto

Glaucoma: 40% dos brasileiros desconhecem doença que pode causar cegueira

Diagnóstico precoce pode evitar evolução da enfermidade

24 de agosto de 2020
glaucoma

Idosos estão entre os principais grupos nos quais o glaucoma se manifesta.

O glaucoma, doença ocular que pode levar à cegueira, é desconhecida por grande parte dos brasileiros. Segundo a pesquisa “Um olhar para o glaucoma no Brasil”, realizada pelo Ibope Inteligência, quatro em cada dez pessoas no país não conhecem a enfermidade. O resultado preocupa profissionais de saúde, já que trata-se de uma doença silenciosa e sem cura.

> 5 cuidados que os pais devem ter com a saúde ocular de crianças

Conforme o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, em 80% dos casos, o paciente não apresenta sintomas logo que a doença se instala. O médico glaucomatólogo Alexis Galeno explica que, geralmente, os sintomas do glaucoma aparecem quando o estágio está mais avançado. Por isso, é importante realizar, com frequência, um acompanhamento com oftalmologista.

“Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores serão as chances de se evitar a perda da visão. Embora a doença não tenha cura, na maioria dos casos pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo”, afirma o especialista.

> Óculos escuros: escolha certa é essencial para manter a saúde dos olhos

De acordo com Alexis, determinados fatores aumentam as chances de alguém ter glaucoma. A doença se manifesta com mais frequência nos seguintes grupos:

  • Pessoas negras;
  • Pessoas que tenham histórico da doença na família (hereditariedade);
  • Idosos;
  • Portadores de alto grau de miopia;
  • Pessoas que utilizem, de forma constante, colírios com corticoide na composição.

Pesquisa

O estudo “Um olhar para o glaucoma no Brasil”, realizado pelo Ibope Inteligência, avaliou o nível de conhecimento de 2,7 mil internautas sobre a doença. Os participantes são provenientes de sete estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Ceará e Pernambuco.

> Ceará apresenta alta incidência de Covid-19 entre jovens

Os resultados da pesquisa mostraram que o índice de desconhecimento chega a 53% entre jovens com idade entre 18 e 24 anos e a 71% entre adultos com 55 anos ou mais. Há, ainda, diferença em relação ao gênero: 44% dos homens consultados estão desinformados sobre o assunto, contra 38% das mulheres.

Além disso, a informação de que o glaucoma pode causar cegueira foi um aspecto desconhecido por mais da metade (53%) dos entrevistados da sondagem feita pelo Ibope Inteligência.

Complementando os demais dados, os pesquisadores do Ibope Inteligência apontam que quase metade (47%) das pessoas ouvidas acredita que a relação entre hereditariedade e glaucoma é um mito ou declarou não saber desse fato. 

Já 90% não associam a patologia com o recorte étnico-racial, taxa parecida entre entrevistados negros (86%). Ainda em relação aos públicos de risco, verificou-se que 63% entendem que doenças metabólicas, como o diabetes, podem aumentar o risco de glaucoma.




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: