Greenlife agosto

Ceará apresenta alta incidência de Covid-19 entre jovens

40% dos casos registrados de Covid-19 são de pessoas com idade entre 25 e 44 anos

18 de agosto de 2020
jovens covid-19

Aglomerações são identificadas nas principais praias do Ceará. Foto: Reprodução.

O elevado número de casos de Covid-19 entre jovens e adultos tem chamado atenção no Ceará. De acordo com a última atualização da plataforma IntegraSUS, feita na última segunda-feira (17) às 17h33, dos 199.168 casos confirmados desde o início da pandemia, 40% atingiram pessoas da faixa etária entre 25 a 44 anos.

> Pesquisadores da UFC desenvolvem ventilador mecânico pulmonar de baixo custo

Mesmo com as recomendações e medidas de segurança feitas pelo Governo do Ceará e pelas autoridades de saúde sobre o retorno gradual às atividades, ainda estão sendo identificadas aglomerações, principalmente entre jovens, nas faixas de areia das praias e até em bares, que ainda não estão autorizados a funcionar.

Em 26 de julho, o governador Camilo Santana alertou para a possibilidade de interrupção do Plano Responsável de Abertura das Atividades Econômicas e Comportamentais do Governo do Ceará caso a população não cumpra as medidas de segurança, como distanciamento social e uso de máscaras.

> Hospital em Fortaleza acompanha mais de 700 idosos durante pandemia

Na publicação, o governador afirma que ainda estão ocorrendo “aglomerações injustificáveis e casos de desrespeito ao uso de máscara na capital e no interior” e reforça que “o enfrentamento à pandemia é responsabilidade de todos nós. Estamos conseguindo vencer, mas a luta ainda não terminou. Faço um apelo ao bom senso de todos os cearenses”.

Por isso, os protocolos que estabelecem as regras da reabertura em cada setor econômico, como no caso das barracas de praia, reforçam a importância do horário limitado de funcionamento (de 9h às 23h); a redução da capacidade em 50%; o distanciamento de 4 metros entre as mesas; e higienização de objetos e das mãos de funcionários e clientes. Bares, boates e aglomerações ainda não estão liberados no Estado.

Covid-19 no Ceará

De acordo com dados da plataforma IntegraSUS, da última segunda-feira (17), às 17h33, são 199.168 casos confirmados e 8.189 óbitos. 170.609 casos foram recuperados.

Nas 24h anteriores à atualização das informações, foram registradas 4 mortes pela doença. O índice de letalidade no Estado é de 4,1.

Europa

Os números de contaminados por Covid-19 entre os jovens também é uma preocupação nos países da Europa. Em entrevista à BBC, Hans Kluge, o diretor regional da Europa para a Organização Mundial da Saúde (OMS), relacionou o estilo de vida dos jovens ao aumento dos casos de Covid-19 em alguns países europeus.

> Máscara VNI auxilia em quadros de insuficiência respiratória pela Covid-19

“Um número crescente de países está passando por surtos localizados e um aumento de casos. O que sabemos é que isso é consequência de uma mudança no comportamento humano”, explicou. Para ele, a chegada do verão no hemisfério norte favorece a aglomeração de jovens em locais públicos, aumentando os riscos de contaminação pela doença.

Na Itália, por exemplo, discotecas e clubes voltaram a ser fechados após a reabertura desde a última segunda-feira (17) até o início de setembro, diante do registro de novos casos da doença no país. O uso da máscara também foi reforçado, tornando obrigatórias também ao ar livre entre 18h às 6h.

O ministro italiano da saúde, Roberto Speranza, publicou, no último domingo (16), em sua rede social, um apelo à população para seguir as normas. “Não podemos anular os sacrifícios feitos nos últimos meses. Nossa prioridade deve ser reabrir as escolas em setembro com plena segurança”, afirma.




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: