Banner São Luiz – Miguel Dias

Hospital Universitário Walter Cantídio realiza mutirão de prevenção ao câncer de pele

Estão previstos cerca de 400 atendimentos neste sábado

25 de novembro de 2016

dia-cO Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), ligado à rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vai realizar um mutirão de prevenção e combate ao câncer de pele. A iniciativa, que acontece no Ambulatório de Dermatologia do hospital, faz parte do Dia C. Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele, promovido pelaSociedade Brasileira de Dermatologia e seus serviços credenciados.

Estão previstos cerca de 400 atendimentos nesse dia. “Vamos realizar exames em pacientes com suspeita de câncer de pele. Se o diagnóstico for compatível com esse tipo de neoplasia, essa lesão será investigada, inclusive, com encaminhamento para realização de biópsia e tratamento. Portanto, se você apresenta mancha ou ferida que não cicatriza e que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento, venha para o nosso mutirão”, explica o Dr. José Wilson Accioly Filho, médico dermatologista e coordenador do Ambulatório. Também estão previstas atividades educativas, como aulas expositivas sobre fotoproteção e sobre como suspeitar do câncer da pele.

 

Diagnósticos no Dia C

 

“Em 2015, diagnosticamos cerca de 35 casos de câncer de pele entre os pacientes que atendemos num mutirão semelhante ao que vamos fazer”, conta o médico dermatologista. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, no dia 26 de novembro, 127 unidades de saúde de 25 estados brasileiros terão o foco no atendimento, diagnóstico e tratamento do câncer da pele. O Dia C vai mobilizar cerca de 3 mil dermatologistas, que irão realizar, gratuitamente, exames preventivos e encaminhar as pessoas com lesões suspeitas para tratamento. A previsão é que mais de 30 mil pessoas em todo o Brasil sejam assistidas durante a mobilização.

 

Para saber mais

 

O câncer de pele é o mais frequente em todo o país, correspondendo a 25% dos casos, e é para combatê-lo que a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove, todos os anos, essa campanha. A ação antecipa o #DezembroLaranja, mês de combate ao câncer da pele, e visa disseminar o maior volume possível de informações sobre acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo para a redução dos casos da doença.

“O Dia C é um dia de voluntariado no qual queremos mostrar que a identificação precoce do câncer na pele evita danos ou mutilações mais profundas. É importante, também, reforçar a importância de usar o protetor solar durante todos os dias do ano, independentemente da estação”, afirma o dermatologista Emerson Lima, coordenador da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

 

Serviço

 

Mutirão de Combate ao Câncer de Pele
Atendimento a pacientes com suspeita de câncer de pele e orientações sobre prevenção e tratamento da doença
Onde? Ambulatório de Dermatologia do Hospital Universitário Walter Cantídio – Rua Coronel Nunes de Melo, s/n, bairro Rodolfo Teófilo (nas Ilhas de Ambulatórios, próximo à Maternidade-Escola Assis Chateaubriand)
Quando? Sábado, 26 de novembro
A que horas? Das 8h às 14h




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: