Com a moda das dietas detox, acaba surgindo a pergunta: “Mas essa história de desintoxicar, funciona? Faz bem?” A gente consultou a nutricionista Juliana Barros para descobrir o por quê de as dietas detox estarem fazendo tanto sucesso e qual a importância de “limpar” nosso organismo. Segundo a nutricionista, proprietária do Clube Detox, em Fortaleza, é sempre bom dar uma forcinha ao organismo para eliminar as toxinas, principalmente se você se expõe com frequência a substâncias inimigas. Elas estão presentes, não só nos alimentos cheios de sal, gordura, corantes, conservantes, agrotóxicos bebidas alcóolicas e noites mal dormidas, como também no estresse, cigarro, poluição e excesso de Sol, tudo isso sobrecarrega o organismo. Resultado: “O fígado – principal órgão responsável pela eliminação das toxinas – pode não dar conta da faxina e uma dieta desintoxicante passa a ser muito bem-vinda”, explica Juliana.
Dr.a Juliana também explica que a dieta consiste em eliminar, principalmente, alimentos industrializados, inflamatórios, a cafeína, carne vermelha e tudo que possua glúten e lactose. Além disso, o cardápio é incrementado com frutas, produtos orgânicos, chás e suco verde. No entanto, a especialista ressalta que essa dieta deve durar por um período determinado, podendo variar entre uma a quatro semanas. “A perda de peso não é o objetivo de uma dieta detox, mas essa é uma conseqüência comum, visto que muitos dos alimentos retirados são engordativos. Contudo, os efeitos da desintoxicação vai muito além disso: melhora na retenção de líquidos, a pele fica mais bonita, diminui os sintomas da TPM e enxaquecas, dá mais disposição e melhor qualidade no sono”, afirma a nutricionista.
Portanto, na hora de seguir as dietas da moda, é bom se informar bem com um profissional, pois nenhuma escolha radical vai fazê-la chegar ao seu objetivo.
Dra. Juliana Barros
Nutricionista
Serviço:
Espaço Santah
Harmony Medical Center, Av. Dom Luís, 1233, sala 1906 e 1907
Contato: (85) 3081-4986 / (85) 8771-0363