A Prefeitura de Fortaleza informou, nesta segunda-feira (20), que de terça a quinta-feira (21 a 23/12) realizará um mutirão para a terceira dose contra a Covid-19 para vacinar quem recebeu a 2ª dose até o dia 21 de agosto, mesmo que não tenham sido convocados anteriormente. A aplicação será feita no drive e salão do Centro de Eventos.
Terceira dose – mutirão
Mesmo sem agendamento prévio, quem chegou à data limite pode procurar o Centro de Eventos, das 9h às 17h, para aplicação do imunobiológico. Além disso, quem foi agendado anteriormente para sua terceira dose e não compareceu à convocação também pode participar desta ação.
Na última semana, ocorreu o mutirão da terceira dose para quem recebeu a segunda dose há cinco meses. De segunda-feira (13/12) a domingo (19/12), 15,9 mil pessoas receberam a terceira dose da vacina no Centro de Eventos.
Acompanhe a programação diária
A livre demanda de terceira dose para quem completou quatro meses da aplicação da segunda dose, sem agendamento prévio, para terceira dose ocorrerá somente durante o mutirão, e exclusivamente no Centro de Eventos (drive e salão). Nos dias seguintes à ação, os locais de vacinação atenderão a programação diária de agendamentos.
A programação diária pode ser acessada no Portal da Prefeitura. Já as listas com a relação dos agendados estão disponíveis no site https://coronavirus.fortaleza.ce.gov.br. O agendamento também pode ser conferido no Vacine Já (https://vacineja.sms.fortaleza.ce.gov.br).
Dose única da marca Janssen
O público que recebeu a dose única da marca Janssen não participa do mutirão. A vacinação da segunda dose para este público está ocorrendo por meio de agendamento. A lista com os nomes dos agendados está disponível no site https://coronavirus.fortaleza.ce.gov.br. Também é possível consultar pelo site https://vacineja.sms.fortaleza.ce.gov.br.
A vacina da marca Janssen, que antes seria aplicada em dose única, teve determinação do Ministério da Saúde para aplicação, também, da segunda dose. De acordo com o ministério, deverão receber a segunda dose todos os indivíduos que receberam o imunizante, com intervalo mínimo de dois meses.
As gestantes e puérperas que tomaram a primeira dose da vacina Janssen contra Covid-19 devem seguir a recomendação do Ministério da Saúde (MS) e receberão, mediante agendamento, o imunizante da Pfizer ou da Coronovac na segunda dose.
Com informações da Secretaria Municipal de Saúde