Por não conter glúten e ser prática, ela é a queridinha dos cafés-da-manhã fit. A tapioca é protagonista das diversas dietas. Mas você pode deixá-la ainda mais saudável investindo nos ingredientes.
Para evitar que a tapioca vire açúcar rapidamente no sangue gerando os picos de glicemia é interessante adicionar ingredientes ricos em fibras.
Massa
Na preparação da massa, incremente chia na proporção de uma colher de sopa de semente de chia para duas colheres de sopa de goma de tapioca. A chia é uma semente rica em ômega 3, fibras, cálcio, magnésio, potássio e proteína. Ela dá saciedade, combate inflamações e desintoxica o organismo ao regular o trânsito intestinal. Você também pode acrescentar ervas (orégano, salsa) e farinha de linhaça triturada.
Recheio
Aqui deve-se ter cuidado redobrado, pois dependendo de como você recheia a massa, pode colocar tudo a perder. O ideal é investir em queijos magros e, se bater a vontade do doce, abuse das frutas. A seguir algumas combinações de recheio pouco calóricas e saborosíssimas:
– Palmito, tomate e alho-poró
– Biomassa de banana verde com chocolate 70% cacau
– Banana assada com cacau em pó
– Queijo cottage, tomate-cereja e manjericão
– Frutas a gosto