No dia mundial do café, a equipe da Saúde Fortaleza está prestes a lhe contar tudo o que você precisa saber sobre a bebida mais consumida do mundo e como ela pode, de fato, fazer você emagrecer e melhorar seu rendimento nos treinos! Para isso, a nutricionista Ticyana Falcão vai dar algumas dicas para ajudar nessa missão.
1 – Termogênico natural
Como a maioria de nós já sabemos, o principal ativo do café é a cafeína. Ela possui a capacidade de aumentar a velocidade do metabolismo humano em até 20%, promovendo uma maior queima da gordura corporal.
2 – Gordura como fonte de energia
A bebida aumenta a resistência de atletas em exercícios de longa duração. Ela preserva o glicogênio (fonte de carboidratos no nosso corpo) e obriga o corpo a utilizar a gordura corporal como fonte de energia.
3 – Café verde: muito mais cafeína
Ainda mais potente que o café preto (que perde boa parte da cafeína ao ser torrado), o grão verde é o próprio café em natura que, por não ser torrado, possui duas vezes mais cafeína, além de ter mais propriedades antioxidantes. Pela grande concentração da substância e pelo gosto muito forte, ele é mais encontrado na forma de cápsulas. Aposte!
4 – Melhore sua performance
Basta uma xícara antes do treino que a cafeína pode potencializar a sua performance, independente se for para treino de hipertrofia ou aeróbico. Porém, atenção: não é recomendável consumí-la após o treino, isso porque pode inibir o desenvolvimento do músculo.
5 – Menos fadiga, mais carga!
A bebida melhora a circulação sanguínea, libera endorfina e adrenalina, dando maior explosão, reduzindo a sensação de fadiga. A tendência subconsciente é de um aumento da força muscular, possibilitando maior grau de carga e repetições.
6 – Sem dor, com ganho
Estudos publicados no Jornal da Dor (março de 2007) apontaram que duas xícaras de café uma hora antes de ir a academia podem ajudar a amenizar dores musculares pós treino em mais de 48%. Nas pesquisas, ao ser comparado com alguns tipos de anti-inflamatório, o café apresentou 30% de redução das dores enquanto os medicamentos apontaram 25%.
Quando tomar?
De acordo com Ticyana Falcão, o momento ideal para fazer o consumo do café é antes do treino ou em horários em que a taxa de cortisol esteja baixa. “O nosso hormônio do estresse, chamado cortisol, já faz o efeito de estimulante do SNC que o café proporciona. O horário em que o cortisol está baixo seria entre as 10h e 15h em média. Tomar cedinho como é de costume não é necessário, pois às 6h da manhã temos o pico de cortisol”, explica.
Os benefícios são muitos, mas não vá sair por aí tomando café aos baldes. Lembre-se que tudo em excesso é prejudicial a saúde. “Além disso, a bebida possui contraindicação para pessoas com problemas gástricos, enxaquecas, labirintite e hipertireoidismo”, alerta a nutricionista. E pra te ajudar a incluir o café na rotina, preparamos uma receita deliciosa de Cappuccino proteico gelado.
Colaboração
Ticyana Falcão
Nutricionista
Serviço