Hoje vamos falar de uma modalidade incrível que eu decidi incluir na minha rotina de treinos: o Ballet Fitness!
Minha experiência com essa modalidade de dança está sendo maravilhosa! Além de muito animada, na aula trabalhamos a flexibilidade e equilíbrio, realizando movimentos harmônicos, utilizando força com movimentos isométricos ou repetitivos.
Pausa para explicar o que são os movimentos isométricos:
São definidos como resistência sem movimento, desenvolvendo-se tensão muscular. Contudo o músculo não encurta nem alonga. O que ocorre é a contração muscular estática, sem movimento. Contrações isométricas efetivas devem ser executadas até ao ponto de fadiga muscular e depois o exercício deve ser repetido várias vezes para obter o máximo de benefício. A manutenção das posturas e os exercícios contra superfícies imóveis (ex. palmas da mão contra parede) promovem, então, o desenvolvimento de tensão sem modificação do tamanho da fibra muscular, de forma a aumentar o tónus e força muscular, quando há fraqueza. É o método mais rápido para ganhar força muscular, sem aumentar a massa.
O ballet fitness utiliza as posições do ballet clássico para desenvolver os exercícios e exige muita postura, o que faz com que fiquemos com quadril e abdômen encaixados corretamente. Aqui em Fortaleza, a academia que dispõe da modalidade é a Central do Corpo, com profissionais qualificadas e certificadas pela criadora do método no Brasil, Betina Dantas.