R2 produtora abril 2021

Acne neonatal e infantil: Como tratar?

Não são exclusividades dos adolescentes. O problema atinge mais de 30% dos recém nascidos

20 de março de 2015
136651134_4x3

Higienize a face do bebê com água e sabonete próprio para a idade

Não fique nervosa se, de repente, aparecer na pele do seu bebê, a indesejada acne. Elas não são exclusividades dos adolescentes e adultos. Embora apareçam com mais frequência durante a adolescência devido à atividade excessiva das glândulas sebáceas, e à obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, que dá origem aos cravos. O problema também atinge mais de 30% dos recém nascidos.

Conhecida como “acne neonatal”, é comum entre a terceira e a quarta semana de vida da criança e pode durar até os seis meses. Esse tipo de acne surge em bebês com predisposição genética, após a liberação dos hormônios maternos durante a gestação, amamentação e período pós-parto. Mas os pais não devem se preocupar, pois essas acnes costumam desaparecer espontaneamente. Basta higienizar a face do bebê com água e sabonete próprio para a idade. O uso de óleos e pomadas não é recomendado. Além de não serem eficientes, ainda podem agravar o caso.

O problema também pode atingir as crianças, é a “acne infantil“, que surge a partir do terceiro mês de vida. As lesões aparecem em maior quantidade e são mais persistentes que a acne neonatal. Elas também costumam desaparecer de modo gradativo em cerca de três anos. O surgimento dessa acne é similar ao dos jovens, já que ocorre devido ao entupimento do folículo (canal do pêlo) e consequente liberação do sebo produzido pelas glândulas sebáceas para a superfície da pele. A limpeza diária da pele e uma boa alimentação, devem resolver o problema.

Em casos mais raros, as lesões podem não desaparecer espontaneamente. Nessas situações o médico especialista deve ser consultado para indicar o melhor tratamento, e se preciso, medicamento. Mas vale sempre lembrar: Nada de espremer! Isso pode acarretar em cicatrizes, ou pior, infecções mais graves.




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: