Banner Orgânico

Teste da linguinha evita desmame precoce

A língua presa atrapalha na sucção da mamada.

16 de agosto de 2017
O teste da linguinha deve ser realizado a partir de 24 horas após o nascimento do bebê. Foto: Assessoria do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC)

O teste da linguinha deve ser realizado a partir de 24 horas após o nascimento do bebê. Foto: Assessoria do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC)

O teste da linguinha é de extrema importância para o recém-nascido e tornou-se obrigatório em 2014, pela Lei 13.002/2014. Hospitais e maternidades, públicos ou privados, devem realizar o teste a partir de 24 horas após o nascimento do bebê.

O Protocolo de Avaliação do Frênulo da Língua em Bebês tem o objetivo de detectar as possíveis alterações no mecanismo anatômico da boca, ou seja, se o frênulo, a membrana que conecta a língua ao assoalho da boca, tem algum problema.

>Dicas para amamentar sem sofrimento
>6 alimentos para uma recuperação e amamentação mais saudáveis
>Poderes da amamentação

Teste da linguinha e amamentação

O teste, que deve ser feito por um fonoaudiólogo, consiste em observação e manipulação com os dedos. Observa-se a criança durante a mamada para ver a funcionalidade do frênulo e a postura da língua durante o choro.

No primeiro momento, é realizado o exame clínico, que testa a parte anatomofuncional: avalia-se toda a cavidade oral do recém-nascido. Em seguida é feita a sucção não nutritiva para saber como está a sucção da criança. Depois é feita a sucção nutritiva, ou seja, a criança mamando no peito da mãe. É neste momento que é observada a maneira correta da amamentação, a forma como criança está sugando o leite.

A língua presa atrapalha na sucção da mamada. A criança mama pouco, não consegue sugar e pegar de maneira adequada no bico do peito, machucando a mãe e levando ao desmame precoce. Mais tarde, a criança pode ter dificuldades de passar o alimento de um lado para o outro da boca, além de demonstrar problemas com a fala.

Cirurgia

Há vários níveis de língua presa, o teste tem uma pontuação que varia de zero a 27. Conforme a idade, a partir da pontuação 9, a cirurgia é indicada. O procedimento é simples: basta um corte pequeno no frênulo para corrigir o problema, dura cerca de 10 minutos e não precisa de anestesia (apenas uma pomada anestésica). O procedimento deve ser feito por um dentista, otorrinolaringologista ou cirurgião plástico. Os bebês podem mamar logo depois.

Não há limite mínimo ou máximo de idade para realizar a cirurgia. No entanto depois que a criança completa 1 ano, ela pode ser mais complicada, exigindo internação e anestesia.




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: