Assembleia novembro

Saiba o que fazer quando há caso de Covid-19 na sua casa

Os infectados devem permanecer isolados em um cômodo separado e reforçar medidas de higienização

15 de abril de 2020
Pacientes contaminados devem utilizar máscaras o tempo inteiro

Pacientes contaminados devem utilizar máscaras o tempo inteiro

De acordo com as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), uma das formas mais eficazes de combate ao novo coronavírus é o isolamento domiciliar. Porém, quando há um caso suspeito ou confirmado de Covid-19 em casa, a convivência com o infectado torna-se, muitas vezes, inevitável. Por isso, é necessário que os outros moradores da residência tomem alguns cuidados para evitar a contaminação.

Vale ressaltar que o isolamento domiciliar é indicado para os casos leves (quando não há coriza, febre, tosse e, principalmente, falta de ar) de coronavírus (com diagnóstico confirmado ou suspeito) e para as pessoas sem sintomas que tiveram ou mantém contato com alguém que tenha confirmação de Covid-19. Se os sintomas forem graves, como dificuldade para respirar, é necessário procurar orientação médica imediatamente.

> Coronavírus: Ceará em estado de calamidade pública

> Veja como evitar contaminação pelo novo coronavírus em supermercados

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), o ideal é manter uma distância mínima de 2 metros entre o paciente e os demais moradores. Além disso, o indicado é que seja separado um cômodo para isolar o paciente infectado, com janelas abertas para circulação do ar e a porta fechada durante todo o isolamento.

Em relação aos hábitos de higiene, a Sesa recomenda limpar maçanetas e móveis da casa com álcool 70% ou água sanitária. O lixo produzido pelo paciente deve ser separado e descartado. Toalhas, garfos, facas, colheres, copos, sofás e cadeiras também não podem ser compartilhados.

A pessoa contaminada deve utilizar máscara o tempo todo, principalmente em atividades como cozinhar, por exemplo. Após usar o banheiro, é necessário lavar as mãos com água e sabão e desinfectar vaso, pia e demais superfícies com álcool ou água sanitária.

A Sesa recomenda, também, o isolamento por 14 dias para os demais moradores da casa, além do infectado.

Sintomas

Os principais sintomas de Covid-19 abrangem febre, tosse seca e dificuldade para respirar. Os infectados também podem apresentar dores no corpo, mal estar, dor de cabeça e cansaço.

Serviço

Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa)
www.coronavirus.ceara.gov.br
Plantão Coronavírus (WhatsApp): (85) 98439.0647
TeleSaúde 24h: 0800 275 1475




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: