Banner Orgânico

Outubro Rosa: conheça 5 tipos de alimentos para prevenir o câncer de mama

Fique de olho na alimentação!

1 de outubro de 2015
FOTO: Divulgação

FOTO: Divulgação

Nesta quinta-feira (1º), se inicia mais uma campanha de conscientização e prevenção do câncer de mama. A equipe da Saúde Fortaleza não poderia ficar de fora. Por isso, com a colaboração da nutricionista Maryna Castro, de Fortaleza, listaremos 5 alimentos indispensáveis para a prevenção dessa doença.

“De um modo geral, seguir uma alimentação com baixo índice glicêmico e rica em alimentos antioxidantes e antiinflamatórios, já é um grande passo para a prevenção dessa e de outras doenças”, explica Maryna.

Frutas Vermelhas

Os alimentos mais conhecidos para a prevenção de câncer de mama, sem dúvidas,

FOTO: Divulgação

FOTO: Divulgação

são as frutas vermelhas. Framboesa, amora, morango, gojiberry, blueberry, cranberry, uva roxa e romã são alguns exemplos. Elas contêm fitonutrientes anticancerígenos que retardam o crescimento de células pré-malígnas e evitam a formação de novos vasos sanguíneos, que podem alimentar um tumor. Além de serem ótimas fontes de vitamina C.

Cenoura

Outro alimento eficaz na prevenção dessa doença é a cenoura. Estudos realizados apontam que consumir duas porções do vegetal todos os dias reduz o risco de desenvolver a doença em até 17%. A cenoura possui beta caroteno, que protege o

FOTO: Divulgação

FOTO: Divulgação

DNA contra a oxidação, evitando a formação de radicais livres. De acordo com o estudo, entretanto, tal porcentagem só pode ser atribuída a mulheres na pré-menopausa.

Especiarias

Especiarias, como pimenta caiena, canela e orégano, podem atuar na diminuição do aparecimento de células cancerígenas sem danificar as células saudáveis da mama. A razão disso está relacionada com os polifenois e antioxidantes que possuem ação antiinflamatória.

Cereais

Grãos e fibras também previnem o câncer de mama. Eles ajudam a regular as funções do intestino, baixar o colesterol ruim e controlar o açúcar do sangue. As

FOTO: Divulgação

FOTO: Divulgação

fibras solúveis auxiliam no funcionamento do sistema digestivo, regulando o intestino, prevenindo, assim, um câncer de cólon. A aveia é um exemplo de fibra solúvel.

Peixes

Alguns tipos de peixes, como o salmão, sardinha e atum, principalmente, estão diretamente associados a uma redução de 14% do risco das mulheres desenvolverem câncer de mama num período de 20 anos. Isso porquê, a gordura boa presente nesse tipo de carne ajuda a regular a atividade de moléculas envolvidas no crescimento das células, impedindo o desenvolvimento do câncer. Além disso, sua ingestão também traz outros benefícios a saúde, como a diminuição do LDL (o colesterol ruim), atuam na prevenção e controle de doenças cardiovasculares, aterosclerose, hipertensão e desordens inflamatórias e autoimunes.




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: