Indaiá 3

Mãe de Sete visita Fortaleza e fala sobre vida saudável

Confira entrevista exclusiva de Julyana, Mãe de 7, para a Saúde Fortaleza

25 de abril de 2018
Julyana, o marido e os 7 filhos. (Foto: Divulgação)

Julyana, o marido e os 7 filhos. (Foto: Divulgação)

Julyana Mendes, mais conhecida como Mãe de Sete, esteve em Fortaleza e aproveitou para curtir as férias com a família no Beach Park. A engenheira civil contou com exclusividade para a Saúde Fortaleza um pouco sobre a rotina de cuidar em tempo integral dos 7 filhos: Pedro Henrique, de 22 anos, Luís Felipe, de 14, João Eduardo de 11, Maria Carolina, Maria Eduarda, Maria Fernanda, trigêmeas de 8 anos e Maria Beatriz de 2 anos.

> Perguntas que toda mãe de primeira viagem faz
> Tratamentos de beleza que garantem segurança para mãe e bebê
> Como lidar com as cólicas em recém-nascidos
> Excesso de ácido fólico na gravidez pode elevar risco de autismo

A história de Julyana com a maternidade começou cedo. “Sempre quis ser mãe. Desde pequena eu era aquela que tomava conta dos primos mais novos, dos irmãos. A maternidade sempre foi muito forte em mim, mas nunca imaginei ter tantos filhos. Aconteceu”, conta.

Mesmo com as dificuldades, o amor pela maternidade sempre foi mais forte. “A maternidade é maravilhosa, mas é desafiadora, trabalhosa e exigente. Tive melancolia no primeiro filho. Foi muito difícil, eu tinha 18 anos e uma tristeza que não passava sempre ao final da tarde. Nos outros também, mais leve, mas tive. A auto estima é algo que precisamos tomar cuidado desde o começo. Contar com ajuda, pode fazer toda a diferença, do pai do bebê, da família, dos amigos. Adoro a palavra “aldeia”. A ideia da comunidade tomar conta daquela nova mãe e do bebê me encanta”, desabafa Julyana.

Instagram

O perfil @maedesete no Instagram é inspiração para as mamães e futuras mamães. Julyana mostra momentos da dia a dia, palestras que ministra no Brasil inteiro e dicas de cuidados sobre maternidade, saúde e beleza. “Eu tinha um perfil com meu nome anteriormente e mostrava um pouco da minha rotina com seis filhos. Quando engravidei da Bia comecei a ficar mais curiosa com os Instagrans maternos. Na introdução alimentar da Bia percebi a grande diferença entre essa e a que tinha feito com as outras meninas. Então comecei a aprender com as minhas seguidoras também. Percebi ali um lugar de muita troca. E é essa a grande ideia: compartilhar”, afirma.

Vida saudável

A saúde é um dos pontos abordados por Julyana no Mãe de Sete. A mamãe tenta manter uma rotina saudável para si e para toda a família. “Estou sempre orientada por nutricionista e sei a importância do comer bem. No caso das crianças foi mais complicado. Não me preocupei tanto com a introdução alimentar dos 6 mais velhos e a consequência é que tem os que se alimentam bem e tem uns muito seletivos. Tem de tudo aqui em casa. No caso da caçula, tomei bastante cuidado na introdução, então ela come melhor. O que eu faço lá em casa é não comprar aquilo que não seja saudável dia de semana”, conta.

Treino

Os 7 filhos não são desculpa para sedentarismo e acomodação. Mesmo após 5 partos, Julyana mantém a saúde e o corpo muito bem, combinando uma rotina de exercícios semanal a uma dieta equilibrada. “Pela manhã enquanto eles estão na escola eu treino pelo menos 3 x por semana. Os outros horários e dias ficam por conta do Mãe de Sete, que hoje é uma empresa com muitos projetos em andamentos. Minha alimentação é determinada por um nutricionista e eu sou daquelas que procuro a seguir a maior parte do tempo”, afirma.

Julyana mantinha o cuidado com os exercícios até mesmo no período da gestação. “Fiz hidroginástica e caminhadas. Tudo liberado pelo médico. Só no caso da gestação trigemelar e na última gestação, não pude fazer nada nas últimas semanas. Tive que ficar de repouso”, relembra.

Rotina

O marido, Kleber, é um parceiro para todas as horas, inclusive nos treinos. “Treinamos juntos, fazemos dieta juntos e adotamos esse estilo de vida saudável”, conta a engenheira.

A rotina da família é bem organizada e o trabalho doméstico também é dividido. “Os meninos têm suas funções em casa. Durante a semana tenho ajuda para as atividades domésticas, mas final de semana dividimos as tarefas. Eles arrumam o quarto, lavam louça, organizam a casa. A rotina é algo pelo qual primo. É ela quem me permite ter meu tempo a noite com meu marido. Já que dormem cedo. E mais uma vez, conto com ajuda de tias e avós para ficarem com eles de vez em quando para podermos dar uma escapadinha! Como já falei: a “aldeia” pode fazer a diferença”, afirma Julyana.

Corpo
Aos 41 anos, Julyana mantém um corpo saudável. (Foto: Divulgação)

Aos 41 anos, Julyana mantém um corpo saudável. (Foto: Divulgação)

Nem no período das gestações Julyana se descuidou do corpo, o que a ajudou a voltar pro corpo ideal após a gravidez. “Eu conto com duas coisas muito importantes: disciplina e genética. Evito excessos e estou sempre em movimento. Mesmo quando passei 8 semanas de cama na gestação das trigêmeas, sem poder fazer nada, eu cuidei da alimentação.
Depois que eles nasceram eu os amamentei e por isso nunca fiz dieta restritiva. Eu comia o que precisava, mas logo que o médico liberava eu voltava a me exercitar. Pouco, leve, mas sempre. Voltar ao peso leva tempo. Na última, levei mais de 6 meses para voltar”, afirma.

Quanto a intervenções cirúrgicas, Julyana garante que não há qualquer modificação em seu corpo. “Nunca fiz não. Tenho próteses mamárias que coloquei há 15 anos. Fora isso não tenho outra cirurgia”.

Mesmo em clima de férias, Julyana alerta sobre a romantização em cima da maternidade e relembra que a rotina não é fácil e é preciso estar ciente disso, mesmo que aproveitando os momentos bons. “Precisamos entender desde sempre que a maternidade não é cor de rosa. Todas nós iremos passar por instabilidades emocionais. O puerpério é bem complexo e leva tempo para tudo entrar nos eixos novamente. A maternidade é maravilhosa, mas é desafiadora, trabalhosa e exigente”, garante.




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: