São Luiz RioMar

Endometriose: saiba mais sobre essa doença silenciosa e devastadora

Apesar de temida, a doença tem tratamento e controle

30 de janeiro de 2018
Endometriose

Endometriose tem tratamento.

A Endometriose é caracterizada pela presença indevida do endométrio, tecido que reveste o interior do útero, nas trompas, ovários, intestinos e bexiga. O sangue e o tecido que pertencem ao endométrio só deve ficar na cavidade uterina, sendo assim, quando se espalha para outros órgãos traz complicações sérias para a saúde da mulher.

> Febre Amarela: tudo o que você precisa saber sobre a doença 
> Hábitos ruins que causam prisão de ventre
> Overtraining: os efeitos do excesso de treino para a saúde
> Os melhores produtos para limpeza facial 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a endometriose afeta cerca de 15% das mulheres no mundo com idade entre 15 e 45 anos e é apontado como causador de 50% dos casos de infertilidade feminina.

Endometriose: principais sintomas
  • Cólicas menstruais intensas e dor durante a menstruação
  • Dor pré-menstrual
  • Dor durante as relações sexuais
  • Dor difusa ou crônica na região pélvica
  • Sangramento menstrual intenso ou irregular
  • Dificuldade para engravidar e infertilidade

De acordo com o médico ginecologista da Maternidade Escola Assis Chateaubriand  (MEAC) Leonardo Bezerra, a Endometriose interfere em aspectos de qualidade de vida da mulher, causando problemas nas relações sexuais, autoestima, além de gerar exclusão de atividades sociais e na incapacitação para o trabalho devido à limitação da dor.

Tratamento

Suspender a menstruação é um tipo de tratamento muito utilizado nas mulheres com suspeita ou diagnóstico com endometriose.

Tratamento com medicamento

As pílulas anticoncepcionais podem promover melhora significativa dos sintomas. Porém, elas não curam as lesões da doença. A pílula bloqueia a produção de hormônios naturais, principalmente o estrogênio, hormônio que estimula o crescimento do endométrio e as lesões de endometriose.

Tratamento cirúrgico

Em casos mais graves e em contra-indicações ao uso dos anticoncepcionais, a cirurgia pode ser  indicada. A Laparoscopia para Endometriose pode durar pouco mais de uma hora se for uma doença superficial ou pode chegar até 4 horas se houver acometimento intestinal profundo.

Em Fortaleza, a MEAC é a pioneira em realizar cirurgias ginecológicas minimamente invasivas. O procedimento é feito gratuitamente e tem acompanhamento multidisciplinar de profissionais da ginecologia, fisioterapia e psicologia.




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: