Assembleia novembro

E-book aborda luto na infância em tempos de Covid-19

Material explica possíveis reações da criança em situação de luto e como lidar com elas

16 de junho de 2020

O isolamento social e a falta de rituais de despedida são complicadores para a vivência do luto em tempos de pandemia de Covid-19, principalmente para crianças. Visando facilitar a comunicação entre pais e filhos e tornar esse assunto mais acessível para as famílias, a instituição Escutha Psi, juntamente à Editora UECE, lançaram o e-book gratuito “Como comunicar às crianças a morte de um ente querido por Covid-19?”.

> HRN oferece orientação às famílias de pacientes internados

> [Covid-19] 5 dicas importantes para manter a saúde da sua gestação

De acordo com a diretora da Escutha Psi, Fernanda Lopes, muitos adultos ainda acreditam que as crianças não entendem e não sentem a dor de uma perda, mas elas têm uma percepção sensitiva e afetiva para entender o falecimento de alguém que elas amam. Em casos como esse, esclarecer os questionamentos da criança e permitir que ela sinta-se à vontade para expressar seus sentimentos são práticas fundamentais.

“Uma das formas é lembrar a criança de experiências de perdas anteriores (pode ser um bichinho de estimação, uma plantinha) e usar essa experiência para ajudar na situação atual. Se houver rituais virtuais, é necessário estimular a criança a fazer alguma homenagem (seja via cartinha, vídeo, cantar uma música) e se esforçar para que as homenagens da criança chegue até lá, validando o seu esforço e a criação”, explica.

A supervisora pedagógica da Escutha Psi, Juliana Vieira, reforça que podem surgir várias reações emocionais e comportamentais na criança que são normais nesse período. “Inquietação, isolamento, ansiedade e até enurese (fazer xixi na cama) são sintomas que consideramos normal no período do luto. Mas é preciso entender que, assim como para os adultos, o luto é um processo individual para as crianças e que dura o tempo que precisa durar, dependendo muito da relação que o pequeno tinha com a pessoa querida”.

Serviço

E-book: “Como comunicar às crianças a morte de um ente querido por Covid-19?”

Clique aqui para baixar.




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: