Banner CMF – Janeiro 2021

Instituição de psicologia lança cartilha que traz orientações sobre os cuidados paliativos

Material aborda informações para familiares, cuidadores e pessoas que possuem doenças que ameacem a vida

21 de agosto de 2020
cartilha cuidados paliativos

A autoria da publicação é da diretora da Escutha Psi, Fernanda Lopes; da supervisora pedagógica da Escutha Psi, Juliana Vieira, e da médica e professora da Escutha Psi, Carla Bezerra Lopes. Imagem: Divulgação

Os cuidados paliativos têm como objetivo dar assistência à família, cuidadores e àqueles que possuem uma doença que ameace a continuidade da vida. Esse tema motivou uma instituição de psicologia a criar a cartilha “Cuidados paliativos: construindo uma diálogo sobre cuidados”, que busca orientar a respeito do assunto.

> Escrita pode ser usada como ferramenta terapêutica

Desenvolvida por profissionais da instituição Escutha Psi com a Editora UECE, a cartilha aborda informações a respeito dos cuidados físicos, mentais, sociais e espirituais com paciente, além de diversas orientações para os familiares e cuidadores.

> Hospital auxilia mulheres a superar desafios da amamentação

A diretora da Escutha Psi, Fernanda Lopes, afirma que os cuidados paliativos “são cuidados holísticos, ofertados a pessoas de todas as idades, que encontram-se com doenças que ameacem a vida. Deve iniciar o mais precocemente possível, a partir do diagnóstico”. Utilizando ilustrações e linguagem simples, o material busca tornar o tema mais acessível à população e pode ser utilizado, também, pela equipe de saúde.

> Saiba quais os critérios básicos para se tornar um doador de sangue

Segundo a professora Carla Bezerra Lopes, “os cuidados paliativos nos ensinam que a vida é muito mais do que o batimento do coração ou o cérebro funcionando, porque a pessoa é um ser integral”, complementa.

Por estes motivos, o tema torna-se tão relevante para a população e profissionais de saúde. “Essa ideia de que ‘não há mais nada para fazer’ está errada! Temos muito o que fazer durante todo o tempo de cuidado necessário. Você vai poder entender melhor a atuação dos cuidados paliativos nessa leitura”, explica a supervisora pedagógica da Escutha, Juliana Vieira.

Serviço

Cartilha “Cuidados paliativos: construindo uma diálogo sobre cuidados” – Escutha Psi

Disponível gratuitamente no portal da Escutha Psi.

 




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: