São Luiz RioMar

Como lidar com as cólicas em recém-nascidos

É normal que bebês sintam cólicas durante os três primeiros meses de vida. No entanto, é possível tentar evitar algumas ações que potencializam isso.

6 de Abril de 2018

 

Como evitar as cólicas em recém nascidos

Como evitar as cólicas em recém nascidos

[Cólicas] É normal que bebês sintam cólicas durante os três primeiros meses de vida. No entanto, é possível tentar evitar algumas ações que potencializam isso.

De acordo com a pediatra Luciana Barbosa, “A melhor maneira de lidar com a cólica é com o colo parental, porque a sensação que o bebê tem de estar no colo é como se estivesse seguro ainda dentro da barriga da mãe. Além disso, também dar de mamar. O ideal é que o bebê seja acompanhado por um nutricionista materno-infantil em todo o período da lactação”.

Algumas dicas de massagem também auxiliam no processo. “Tanto a massagem na barriguinha com óleos ajuda quanto pressionar as pernas do bebê contra o abdômen dele. Além disso, pode fazer o uso de probiótico, as bactérias boas”, explica a pediatra.

> O que colocar na lancheira da criançada

> Refluxo em recém-nascidos tem solução

> Perguntas que toda mãe de primeira viagem faz

> Como a fertilidade de homens e mulheres é afetada pela alimentação

Amamentação

A alimentação da mãe interfere diretamente no leite materno e, consequentemente, na digestão do recém-nascido. “Alguns alimentos podem aumentar as cólicas dos bebês e por isso podem ser evitados, como alimentos ricos em açúcar, refrigerantes, leite integral em excesso e gorduras refinadas”, alerta a médica.

Quando está mamando, o recém-nascido ingere uma quantidade de ar junto com o leite, o que pode provocar gases e piorar a cólica. Por isso, após amamentar é essencial que a mãe coloque o bebê para arrotar.

Cólicas: dicas e cuidados

Quando o bebê estiver chorando mesmo após mamar e sem nenhum incômodo aparente, pode ser cólica. Faça uma massagem na barriga em sentido horário.

Dê um banho quente e tente colocar a criança para dormir. A atmosfera confortável acalma o bebê e diminui os sintomas de forma natural.

Faça uma compressa com água morna e ponha sobre a barriga do bebê. O calor facilita o fluxo sanguíneo e relaxa a musculatura, o que ajuda a diminuir o desconforto abdominal.

Caso a dor persista por muito tempo e nenhuma medida simples resolva, é necessário procurar um pediatra para consulta.

DICA DE OURO!

– Cinta com Bolsa térmica com ervas naturais

Quando aquecida, as ervas liberam substâncias curativas que ajudam a aliviar as cólicas e gases dos bebês.




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: