Banner animado assembleia abril

Dia da Imunização reforça importância da vacinação

Acompanhe a rotina de vacinação por meio do aplicativo “Vacinação em Dia”

9 de junho de 2020

Hoje, 9 de junho, é celebrado o Dia da Imunização. A data reforça a importância da vacinação, que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), salva cerca de 3 milhões de vidas por ano.

> Brasil participará de testes de potencial vacina para Covid-19
> Potenciais pesquisas sobre vacinas contra COVID-19 avançam no mundo

Foi por meio da vacina que doenças como poliomielite e rubéola deixaram de ser comuns. Ela é composta pelos mesmos antígenos que causam a doença, porém, nesse caso, eles já estão enfraquecidos ou mortos. Uma vez que o organismo recebe essa vacina, ele é estimulado a produzir, pelo sistema imunológico, os anticorpos que levam à imunidade.

Programa Nacional de Imunizações

O Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, tem como objetivo incentivar a vacinação da população, desde a infância até a fase idosa. O Programa disponibiliza o Calendário Nacional de Vacinação do Brasil, que conta com rotina de imunização de 19 vacinas.

Usuários de smartphones ou tablets podem baixar o aplicativo Vacinação em Dia e ter acesso a informações completas sobre as vacinas disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), receber lembretes sobre as campanhas e gerenciar cadernetas de vacinação cadastradas pelo usuário.

O aplicativo calcula, também, quando o usuário deve comparecer ao posto de vacinação para uma nova imunização.

O “Vacinação em Dia” está disponível na App Store e no Google Play Store.

Gripe

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe encontra-se na terceira fase e permanece até o dia 30 de junho. A vacina previne doenças como H1N1, H3N2 e Influenza B. No momento, a prioridade é destinada a grupos formados por pessoas com deficiência; crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas; professores de escolas públicas e privadas e pessoas de 55 a 59 anos de idade.

Se você se enquadra nesse grupo, procure o posto de saúde mais próximo.

Confira os postos de saúde que estão oferecendo a vacina em Fortaleza clicando aqui.

Covid-19

Até o momento, não existem vacinas destinadas a Covid-19 que sejam reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Enquanto isso, a orientação é o reforço das medidas de prevenção: permaneça em isolamento e só saia de casa quando necessário; utilize máscaras de proteção; evite tocar olhos, nariz e boca e mantenha sempre suas mãos higienizadas com água e sabão ou álcool 70%.




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: