SEGOV ABRIL 2022

Fortaleza inicia quarta dose da vacina contra a Covid-19 em idosos acima de 80 anos

Os idosos contemplados com a quarta dose também receberão vacina contra a Influenza antecipadamente

31 de março de 2022
A população idosa acima de 80 anos poderá se vacinar com a quarta dose a partir de sábado (02/04). Foto: Divulgação site da Prefeitura de Fortaleza.

A população idosa acima de 80 anos poderá se vacinar com a quarta dose a partir de sábado (02/04). Foto: Divulgação site da Prefeitura de Fortaleza.

No próximo sábado (02/04), a Prefeitura de Fortaleza iniciará a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 em idosos acima de 80 anos que receberam a terceira dose há quatro meses. Simultaneamente, será iniciada a aplicação da vacina contra a Influenza apenas para os idosos agendados, já que o público é prioritário da campanha, que contemplará todos os idosos e trabalhadores da saúde a partir de segunda-feira (04/04).

> Covid-19: Anvisa recomenda revisão de restrições para viajantes

A aplicação da vacina contra a Covid-19 será realizada mediante agendamento, com divulgação de listas nominais diárias no site https://coronavirus.fortaleza.ce.gov.br. Também é possível consultar pelo site Vacine Já Fortaleza. Os idosos que chegaram à data limite de quatro meses e não foram agendados devem aguardar agendamento.

Vacina: Quarta dose

A decisão de aplicar a quarta dose em idosos foi determinada pelo Ministério da Saúde na última quinta-feira (24/03). De acordo com o Órgão, todos os indivíduos acima de 80 anos que receberam a terceira dose, ou dose 2 da marca Janssen, há quatro meses deverão receber o segundo reforço.

> Escoliose é mais comum em mulheres; saiba como tratar

A aplicação dos dois imunobiológicos (contra Covid-19 e Influenza) será feita de maneira simultânea, de acordo com as definições do Programa Nacional de Imunizações, evitando que este público precise se deslocar novamente aos pontos de vacinação. Os idosos que não estão agendados para receber a vacina contra a Covid-19 poderão tomar a vacina da Influenza a partir de segunda-feira nos 116 Postos de Saúde da Capital.

Documentos necessários no ato da vacinação

Ao comparecer ao centro de vacinação, é necessário apresentar documento de identidade com foto, CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS), comprovante de residência e cartão de vacinação.

Vacinação contra a Influenza

A primeira fase da campanha, que segue até 02 de maio, contemplará idosos e trabalhadores da saúde. A vacinação está liberada para este público a partir de segunda-feira (04/04) nos 116 Postos de Saúde da Capital.

Para ter acesso às vacinas, é necessário apresentar documento oficial com foto, no caso dos idosos. No caso dos trabalhadores, além do documento de identidade, devem apresentar um documento de comprovação do trabalho em Fortaleza, como, por exemplo, a carteira de trabalho, uma declaração de vínculo, ou contracheque.

A vacina contra a Influenza de 2022 conta com uma nova cepa. Além de atuar contra os vírus Influenza B e Influenza A com a cepa H1n1, a nova cepa H3n2, da Influenza A, também estará inclusa. O vírus da influenza, assim como o da Covid-19, é uma infecção viral aguda que produz sintomas de síndrome gripal.

Com o aumento do número de vacinados contra a Covid-19 e consequente diminuição no número de infecções e óbitos, existe a chance do ressurgimento da circulação de outros vírus respiratórios, a exemplo da Influenza.

Com informações da Secretária Municipal de Saúde de Fortaleza.




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: