Banner Orgânico

Colágeno: a proteína amiga da beleza e da longevidade

A ingestão de colágeno melhora a hidratação e elasticidade da pele

14 de setembro de 2017
O colágeno ajuda a prevenir rugas e proporciona saciedade.

O colágeno ajuda a prevenir rugas e proporciona saciedade.

O colágeno é a proteína de maior abundância no nosso organismo e é considerado um amigo da beleza, por garantir firmeza e elasticidade da nossa pele.

>Nutricosméticos: conheça os produtos que promovem a beleza de dentro para fora
>Microagulhamento é aposta para uma pele com aparência mais jovem
>Tratamento específico para dar firmeza a pele

Com o tempo, a produção natural de colágeno tende a diminuir, principalmente depois dos 35 anos de idade, alterando a elasticidade e hidratação da pele. Ele também está presente nos nossos ossos, cartilagens, músculos e unhas. De acordo com a nutricionista Raquel Pessoa, “diversos trabalhos evidenciaram os benefícios da ingestão de colágeno hidrolisado para o organismo. Alguns exemplos são: proteção dos danos das articulações, melhoria no tratamento da osteoporose, prevenção do envelhecimento, função anti-hipertensiva e proteção contra úlcera gástrica”.

A nutricionista explica: “a partir dos 30 anos, o corpo pode sofrer uma perda anual de colágeno de aproximadamente 1%. E aos 50 anos a produção média passa a ser de apenas 35%”. Outros fatores podem influenciar a quantidade de colágeno produzida pelo organismo, como excesso de exposição solar, consumo excessivo de cafeína, hipotireoidiosmo, dietas de valor calórico excessivamente baixo, fumo e estresse.

A ingestão de colágeno hidrolisado melhora a hidratação e elasticidade da pele, dificultando a formação de rugas no rosto e diminui a flacidez. Além disso, ajuda na perda de peso, pois estimula o mecanismo de saciedade, segundo um estudo publicado na Revista do Instituto Adolfo Lutz por Silva e Penna. Portanto, o ideal é consumir de 30 a 60 minutos antes do almoço ou jantar.

Principais fontes de colágeno

Colágeno hidrolisado: É a fonte mais biodisponível de colágeno e a melhor forma de consumir essa proteína. Um pó constituído de proteína, vitaminas e minerais, sem gorduras e sem açúcar. Segunda a nutricionista Raquel Pessoa, é indicado principalmente para “quem segue uma alimentação sem produtos de origem animal, como veganos e vegetarianos” já que a maior fonte de colágeno é de origem animal. A nossa dica é Sanavita, rico em vitaminas A, C, E e zinco.

Carne bovina: Uma das melhores fontes de colágeno. Ainda assim, uma porção do suplemento de colágeno hidrolisado fornece dez vezes mais aminoácidos quando comparado um bife de 100 gramas;

Carne de aves, peixes, clara de ovo e laticínios também são boas fontes da proteína;

Arroz com feijão, soja, ervilha e quinoa contribuem na produção de colágeno;

Frutas vermelhas, como morango e amora, contêm vitamina C e flavonoides, que possuem ação antioxidante. Combatem os radicais livres e o envelhecimento do corpo humano. Além disso, vitamina C estimula a produção de colágeno.

Vitamina C: Frutas como laranja e abacaxi, se consumidas juntas, potencializam em até 8 vezes a produção do colágeno. Verduras de cor verde escura, como brócolis, couve e espinafre, também são boas fontes de vitamina C. Além disso, a vitamina ajuda na absorção do colágeno.

Vitamina E: Também estimula a produção natural e absorção de colágeno; pode ser encontrada em castanhas, nozes e amêndoas. As oleaginosas contêm ácidos graxos poli-insaturados importantes para a vitalidade da pele.

A ingestão de colágeno deve ser conciliada com fonte de vitaminas C e E e minerais, como o selênio e o zinco, para estimular a produção natural da proteína.




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: