Banner Assembleia – Jan 2020

Ciclo menstrual x treino

Saiba como adaptá-los a seu favor

22 de julho de 2014

img_1_34_4133Você sabia que existe um período do ciclo menstrual em que nosso rendimento físico é melhor?

Já pensou poder usar esses dias que nós, mulheres, sabemos o quão difíceis são, a nosso favor? Pois isso é totalmente possível.

É importante entender que as dicas abaixo dizem respeito às mulheres que sentem desconforto no período menstrual ou sofrem com a TPM.

As que não têm a rotina atrapalhada devido ao ciclo devem continuar o treino normalmente.

Segundo a ginecologista Denise Vasconcelos, de Fortaleza, o ciclo é regido por dois hormônios principais: estrogênio e  progesterona.

> Sexo x Menstruação
> Menstruação tardia: entenda as razões
> Conheça 10 alimentos que vão acabar de vez com o seu mau humor
> Coletor menstrual: alternativa saudável e ecologicamente correta

Na primeira fase do ciclo menstrual o que predomina é a progesterona. Por isso a mulher tende a ficar com fadiga, mais lenta, menor flexibilidade, além de o fluxo ser mais intenso e sentir cólicas, o que dificulta a agilidade no treino. “Aqui recomenda-se treino de baixa ou média intensidade”, afirma a ginecologista.

Segundo a médica, o ideal é investir nos treinos quando um outro hormônio está em alta no organismo da mulher: o estrogênio. Isso ocorre à medida que o ciclo avança. Nesse período a mulher fica com mais força e vigor. “Esse é o momento de treinar pesado, aumentando a intensidade com foco na hipertrofia, porque o corpo nesse momento responde melhor ao estímulo dado”, esclarece.

Abaixo o gráfico que pode ajudar a fazer o seu treino render ainda mais, e o que é melhor: sem fazer a gente forçar a barra naqueles dias em que o corpo está pedindo descanso!

c

A intenção é driblar o período em que o corpo está menos responsivo e intensificar quando ele pode responder melhor. Afinal, menstruação não é doença!

Captura de Tela 2014-07-22 às 08.36.35

Dra. Denise Vasconcelos

Ginecologista e Obstetra

Serviço:
Denise Vasconcelos Ginecologia e Obsterícia
Rua José Vilar, 1541, Meireles
Contato: (85) 3262.2353




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: