Banner Granja Regina

Como o ciclismo pode impactar na fertilidade masculina

O ideal é que os homens pedalem, no máximo, 5 horas semanais

5 de julho de 2016

ciclistaUm estilo de vida saudável, baseado em uma alimentação equilibrada, e longe do sedentarismo, têm impacto positivo sobre a saúde reprodutiva. Em 2014, pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, analisaram 233 homens e colheram 433 amostras seminais de casais que se submeteram à fertilização in vitro ou à inseminação intrauterina. Os resultados mostraram que em homens que praticavam uma média de três horas de atividades físicas semanais, o  número espermatozoides é maior e, que quanto maior o tempo e a intensidade da atividade física, maior a concentração de espermatozoides. Chegando a ser até 43% superior, quando comparados com homens sedentários. Ou seja, a prática de esportes e exercícios físicos é positiva para a fertilidade masculina, porém há um esporte específico que pode causar o efeito contrário. “Toda atividade física é bem vinda, mas o ciclismo é o único esporte que traz indícios de problemas para a saúde reprodutiva”, explica o médico e especialista em medicina reprodutiva, Daniel Diógenes.

Impactos do ciclismo

Pesquisas anteriores já demonstravam que homens que pedalavam mais de cinco horas por semana tinham uma menor taxa de concentração de espermatozoides, quando comparados com os que não pedalavam. Outros estudos conduzidos com atletas de competições também relacionam o ciclismo, o bicicross e o spinning a problemas genitais e à baixa qualidade do sêmen, levando à diminuição na quantidade e na velocidade de movimentação dos espermatozoides.

“O problema pode ocorrer por se tratar de uma atividade extenuante, na qual há uma grande compressão exercida pelo banco da bicicleta nos órgãos genitais e pelo grande aumento da temperatura nessa região, e ao uso de vestimentas específicas para o ciclismo, geralmente muito apertadas e que trazem os testículos para junto do corpo”, explica Daniel Diógenes. Para os atletas que praticam a modalidade há muitos anos é recomendado consultar o urologista regularmente.

Infertilidade sem causa aparente? Pode ser o glúten!
Chá de hibisco não é indicado para gestantes ou mulheres que querem engravidar, segundo nutricionista

Calma, existem soluções!

Se você é um amante das pedalas, calma! O esporte não precisa ser abandonado quando o desejo de ser pai surgir. “Uma solução que pode amenizar os impactos é a diminuição do fluxo de exercícios no período em que se pretenda ter filhos. O ideal é que os homens pedalem, no máximo, 5 horas semanais”, explica o médico. O especialista também alerta para o mito de usar roupas acolchoadas para evitar atrito entre o corpo e a sela da bicicleta. “Ao contrário de ajudar, isso causa um aumento de temperatura que piora e prejudica ainda mais a saúde reprodutiva”, ressalta. E no caso de ser diagnosticado o dano, um especialista em medicina reprodutiva pode ajudar, por meio das tecnologias de reprodução assistida, como a fertilização in vitro. Tudo na vida é uma questão de equilíbrio.

Serviço 

Clínica Ferty Baby
Endereço: Avenida Antonio Sales, 3443 – Dionísio Torres – Hospital Jório Da Escóssia
Telefone: (85) 3182.8300 / 3182.8800/ 98676.8008




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: