Banner São Luiz – Miguel Dias

Infertilidade sem causa aparente? Pode ser o glúten!

A falta de causas para a dificuldade de engravidar pode ter relação com a doença celíaca e acontece com cerca de 20 a 30% dos casais

16 de junho de 2015
FOTO: Divulgação

FOTO: Divulgação

A infertilidade sem causas específicas tiram o sono de cerca de 25 a 30% dos casais que têm dificuldade ou incapacidade de conceber um bebê. Essa falta de “porquês” nos exames de rastreamento pode ser causada pela sensibilidade ao glúten não diagnosticada! Fique atenta.

De acordo com a ginecologista e obstetra Denise Vasconcelos, de Fortaleza, a doença celíaca é uma afecção inflamatória crônica caracterizada por permanente intolerância ao glúten contido no trigo e em cereais afins. Pela falta de conhecimento sobre a doença, a mulher continua fazendo ingestão do nutriente e complica ainda mais o quadro, diminuindo seu tempo de vida fértil.

“Em sua forma clássica, a doença celíaca se manifesta por diarreia, distensão

FOTO: Divulgação

FOTO: Divulgação

abdominal e desnutrição progressiva. Estas alterações resultam de resposta autoimune mediada por linfócitos T, que leva a lesão progressiva no intestino delgado e consequente síndrome de má absorção”, explica Dra. Denise.

Segundo a Dra. Denise, a ingestão desse nutriente quando se há sensibilidade a ele pode estar relacionada com infertilidade e aumento na taxa de abortamentos. Tanto as manifestações clínicas como as lesões do intestino tendem à normalização com a introdução de rigorosa dieta sem glúten. “Claro, trata-se de um diagnostico de exclusão e um especialista deve sempre ser consultado”, ressalta.

Colaboração

Denise Vasconcelos
Ginecologia e Obstetrícia

Serviço

Rua José Vilar, 1541, Meireles

Contato: (85) 3262.2353




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: