Greenlife Academias novemrbo 2020

Novembro azul: Câncer de próstata pode comprometer a fertilidade

Segundo o Inca, um em cada seis brasileiros terão a doença

11 de novembro de 2020
Novembro azul: mês de de conscientização sobre o câncer de próstata.

Novembro azul: mês de de conscientização sobre o câncer de próstata.

Novembro azul é o mês de relembrar e reforçar a importância da prevenção contra o câncer de próstata, doença com a segunda maior incidência na população masculina do Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Conforme o estudo, um em cada seis brasileiros terão a doença ao longo da vida.

> Saiba onde realizar exames gratuitos de Covid-19 no Ceará

Fertilidade

O câncer na glândula pode levar o homem à infertilidade. Isto acontece porque a doença e os possíveis tratamentos dela afetam a função da próstata, responsável por produzir compostos importantes do líquido seminal. Uma das alternativas apresentadas pela medicina reprodutiva, para que o paciente não perca as chances de ter filhos, é a possibilidade do congelamento do sêmen antes do tratamento oncológico, ou, a retirada posterior dos espermatozoides diretamente do testículo, para o processo de fertilização in vitro.

> Desequilíbrios hormonais podem afetar a fertilidade 

“Atualmente, podemos preservar os espermatozoides do paciente, antes deles sofrerem qualquer interferência pelos processos quimioterápicos, ou, cirúrgicos. Podemos mantê-los congelados em segurança e com a qualidade totalmente inalterada, para que ele realize o sonho de ser pai quando achar que é o tempo ideal”, afirma o médico especialista em medicina reprodutiva, Dr. Daniel Diógenes.

> Consumo de bebidas alcoólicas e comidas industrializadas em excesso pode afetar fertilidade

O especialista esclarece que é preciso ficar em alerta para os sintomas deste tipo de câncer, que costumam aparecer apenas em estágios avançados da doença. É necessário que paciente faça o exame de sangue que dosa a quantidade de PSA (Antígeno Prostático Específico), complementar ao “exame de toque”.

“A ida ao médico para que sejam feitos exames é essencial. Além disso, a prevenção é feita com hábitos saudáveis. Estudos já comprovaram que obesidade, alcoolismo e tabagismo podem ser fatores de risco da doença. Claro que um câncer também pode ser originado por outras questões, como a genética, mas a influência do estilo de vida é inegável”, pontua Daniel Diógenes.

> 5 cuidados que os pais devem ter com a saúde ocular de crianças

Check-up

Os outros tipos de câncer que mais acometem homens no Brasil são o de pulmão, o colorretal e do estômago. É preciso que eles também sejam inseridos nos check-ups anuais, conforme ressalta o especialista.

“Os homens ainda não têm o hábito de ir ao médico tanto quanto deveriam. Não se cuidam o bastante e tendem a achar que são muito resistentes. Isso é muito perigoso para doenças com estágios iniciais silenciosos, como o câncer pode ser, em alguns casos. Porém, as idas ao médico para averiguar como está a saúde de um modo geral é muito importante”, diz o especialista.

Principais sintomas de problemas na próstata:

• Necessidade constante de fazer xixi

• Vontades súbitas e urgentes de ir ao banheiro

• Dificuldade para começar a urinar

• Jato fraco ou gotejamento

• Ao sair do sanitário, sensação de que a bexiga não está totalmente vazia




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: