São Luiz RioMar

10 Razões imprescindíveis para optar por alimentos orgânicos

A médica ortomolecular Maryna Landim destaca os principais motivos

7 de junho de 2017
Alimentos organicos

Alimentos orgânicos são fonte de saúde

Alimentos orgânicos: 10 Razões imprescindíveis para você optar por eles. Os alimentos livres de aditivos químicos são aliados na busca por mais saúde e qualidade de vida. O Brasil é maior consumidor de agrotóxicos do mundo. Estar nessa liderança não é motivo de orgulho. O agrotóxico é um veneno que afeta a praga na lavoura e a saúde de quem consome os alimentos cultivados com esses aditivos artificiais.

Apesar dos cuidados na hora da higienização, alguns resíduos penetram nos alimentos e podem causar doenças como o câncer. Para ter uma vida mais saudável, a melhor opção é optar por alimentos orgânicos, que são cultivados de forma especial, livres de qualquer adição química.

A agricultura orgânica é feito com técnicas que não agridem o meio ambiente e nem a saúde dos consumidores e produtores. Nesse processo de cultivo não é usado nenhum tipo de insumo artificial tóxico e a adubação é feita de forma natural para garantir a sustentabilidade do local. Os métodos de compostagem e controle biológico de pragas substituem os compostos químicos.

A médica ortomolecular Maryna Landim destaca os principais motivos para você optar definitivamente por alimentos orgânicos e ter mais qualidade de vida:

– MAIS SAUDÁVEIS: Por serem provenientes de um solo mais rico e balanceado com adubos naturais e alimentos orgânicos são mais nutritivos. Os orgânicos têm 20 vezes mais vitaminas e minerais.

– TEM MAIS SABOR: São mais saborosos, pois não têm aditivos químicos capazes de alterar a composição do alimento.

– RESPEITA AO MEIO AMBIENTE: agricultura orgânica respeita o equilíbrio da natureza, criando ecossistemas saudáveis protegendo os animais e os vegetais.

– PROTEGE A QUALIDADE DA ÁGUA: Por não ter substâncias tóxicas que penetram no solo, não há contaminação dos lençóis freáticos.

– AJUDA NO COMBATE AO AQUECIMENTO GLOBAL: Por não usar aditivos químicos, não há a liberação demasiada de gás carbônico, metano e óxido nitroso, que favorecem o aquecimento global.

– AMPARA O PEQUENO PRODUTOR: O cultivo de alimentos orgânicos é socialmente responsável, pois promove a agricultura familiar, respeitando e dando continuidade à tradição e à cultura rural.

– PREVINE DOENÇAS GRAVES: A intoxicação crônica por agrotóxicos gera doenças crônicas como Alzheimer, Parkinson e câncer. A melhor forma de previní-las é consumir orgânicos

– EQUILIBRA OS HORMÔNIOS: Alimentos orgânicos ajudam no equilíbrio e função bioquímica e hormonal do corpo, uma vez que agrotóxicos ocupam receptores hormonais prejudicando o funcionamento do organismo.

– PROTEGE AS FUTURAS GERAÇÕES: Crianças são os alvos mais vulneráveis da agricultura com agrotóxicos. “Quando uma criança completa um ano de idade, já recebeu a dose máxima aceitável para uma vida inteira, de agrotóxicos que provocam câncer”, segundo o Environmental Working Group (Grupo de Trabalho Ambiental).

– CUSTO: Os orgânicos são muito mais saudáveis, logo as despesas com médicos e medicamentos serão reduzidas

FIQUE ALERTA!

Os produtos orgânicos vendidos em supermercados devem ter o selo Orgânico Brasil, que é concedido pelo Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SISORG), órgão responsável por credenciar e fiscalizar.

Para comprovar se os produtos vendidos em feiras são de produtores orgânicos, confira o cadastro do produtor no site do Ministério da Agricultura. www.agricultura.gov.br

Em Fortaleza, o Sítio Mangueral oferece alimentos cultivados totalmente livres de agrotóxicos e fazem entregas em domicilio.

 

Serviço: 

  • Dra. Maryna Landim

Rua Tibúrcio Cavalcante, 1435

telefones: (85) 3099-0452 / (85) 98203-4545

@dramarynalandim

  • Sítio Mangueral 

@sitio_mangueral




QUEM LEU ISSO TAMBÉM LEU:







COMENTE: